Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Belo Horizonte, Bom Despacho e João Monlevade: saiba mais sobre os novos campi do IFMG

Confira a localização, áreas de atuação e outras informações iniciais sobre as novas unidades do IFMG. Belo Horizonte e Bom Despacho assinaram, recentemente, o termo de cessão dos imóveis.
publicado: 22/07/2024 10h00, última modificação: 22/07/2024 15h31

A capital mineira, Belo Horizonte; Bom Despacho, na região Central do estado; e João Monlevade, na região Metropolitana, são as cidades que receberão os novos campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Com as novas unidades, o Instituto chegará a 21 campi, mais o Polo de Inovação, ampliando a oferta de Educação Profissional e Tecnológica a importantes localidades mineiras.

Conforme o Ministério da Educação (MEC) já havia informado, por ocasião do anúncio de 100 novos campi de Institutos Federais (IFs) em todo o país, foram priorizados municípios que não possuem IFs ou que têm baixa cobertura de educação profissional. Os recursos disponíveis para cada unidade são de cerca de R$25 milhões e, inicialmente, em todos os campi, o foco será na oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

De acordo com o reitor do IFMG, Rafael Bastos, a escolha dos locais de instalação dos campi em cada município foi feita a partir de entendimentos entre a instituição e poder público local. "Levamos em consideração a demanda de estudantes e cursos nas regiões, além das possibilidades apresentadas pelos municípios e as necessidades do próprio Instituto", explica o dirigente.

Confira informações gerais sobre as novas unidades

Área da nova unidade Belo Horizonte

CAMPUS BELO HORIZONTE
Eixos de atuação Ambiente; Saúde (primeiro do IFMG)
Tipo de curso Técnico integrado, subsequente e Proeja
Nº inicial de vagas 240
Área 8mil m² - Av. Afonso Vaz de Melo, 900, Barreiro - ao lado da praça Cristo Reina

Área da nova unidade Bom Despacho

CAMPUS BOM DESPACHO
Eixos de atuação Produção cultural; Design e Produção Industrial
Tipo de curso Técnico integrado
Nº inicial de vagas 240
Área 93mil² - Av. Maria Conceição del Luca, 150 - Jaraguá, antigo Sesc Bom Despacho

Área da nova unidade João Monlevade

CAMPUS JOÃO MONLEVADE
Eixos de atuação Controle e Processos Industriais; Infrastrutura
Cursos Técnicos integrados e subsequentes
Nº inicial de vagas 200
Área 33,6 mil m² - Rua Zacarias Assunção - Chacreamento Caraça.
Outro espaço, com biblioteca e laboratórios, será cedido temporariamente ao IFMG para iniciar as atividades até que a sede própria esteja pronta.

Histórico - O anúncio das oito novas unidades do Institutos Federais em Minas foi feito pelo MEC em fevereiro, durante evento em Belo Horizonte que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, ainda não se havia estabelecido quais unidades seriam ligadas ao IFMG, informação que foi atualizada posteriormente, com a definição dos três campi mencionados acima.

Consolidação

Paralelamente à expansão dos Institutos Federais e do IFMG, propriamente, os gestores da Rede Federal têm buscado trabalhar pela consolidação deste modelo de Educação Profissional e Tecnológica. Neste sentido, além dos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que prevê recursos da ordem de R$ 1,4 bi em obras e equipamentos também para a consolidação de unidades já existentes em todo o país, há os esforços no sentido de fortalecer a atuação desses campi.

Uma das frentes é a mudança de tipologia dos campi avançados. Essas unidades, com estrutura e número de servidores que limitam a oferta de vagas, estão passando por processo de alteração de seus modelos junto à Setec/MEC,a fim de ampliar sua capacidade de atendimento. No IFMG, o Campus Itabirito já teve sua tipologia alterada, passando de “Campus Avançado” para “Campus Itabirito”. A documentação dos campi avançados Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga e Piumhi foi enviada e está sob análise da Setec. Já o processo de Ponte Nova está em andamento.

Além disso, o IFMG lançou, recentemente, o "Consolida IFMG", programa por meio do qual serão feitos investimentos em obras e infraestrutura nos campi.

Novas unidades do IFMG

Consolida IFMG: instituto investe em obras e infraestrutura das unidades
IFMG assina termos de cessão dos imóveis de dois novos campi
Unidade de Itabirito passa ser campus e poderá ampliar oferta de cursos e vagas