Notícias
“V Dia do Leite”, em Bambuí, atraiu produtores, profissionais da área e estudantes
O “V Dia do Leite”, organizado pelo Grupo de Estudos em Bovinocultura (Gebov), contou com a presença de mais de 350 participantes, sendo eles, produtores rurais, profissionais da área e estudantes, não só do Campus Bambuí, como também de 7 outras instituições de ensino, pesquisa e extensão.
O evento teve início no dia 09 de junho, com a entrega dos materiais e a abertura oficial proferida pelo Diretor-Geral do campus, professor Rafael Bastos Teixeira. Na sequência, dando início ao ciclo de palestras, foi abordado o tema: “Perspectiva futura do mercado de lácteos e queijo”, ministrada por Adauto de Matos Lemos, pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e moderada pelo professor Jonas Guimarães e Silva.
Visando a troca de experiências, a mesa redonda apresentou “Casos de Sucesso na Bovinocultura Leiteira", contando com a participação de produtores da região que se destacam no setor, como: João Carlos Gatti, da Fazenda Morada do Sol; Maurício Silveira Coelho, da Fazenda Santa Luzia e Jordane Silva, da Fazenda Calciolândia.
Posteriormente, mais palestras com temas de grande importância para os produtores e estudantes:
- “Manejo Intensivo de pasto, redução de custo e aumento da produção”, com Walter Ribeiro, coordenador do Projeto Balde Cheio em MG e moderação por conta do professor Oiti José de Paula;
- “Impacto dos índices reprodutivos sobre a viabilidade econômica da fazenda”, com Paulo José Moraes Vasconcelos da Alta Genética, sendo moderada pelo professor Cláudio Miguel Alves de Faria;
- “Ambiência e bem-estar de vacas leiteiras”, com Artur Chinelato de Camargo, que além de engenheiro agrônomo e pesquisador da EMBRAPA Pecuária Sudeste, também é coordenador nacional do Projeto Balde Cheio. E como moderadora, Maria Thereza Rezende, embaixadora da Revista Leite Integral.
No Espaço Empresarial, a "Rações Geraleite", localizada em São Gotardo (MG), foi apresentada pelo médico veterinário e sócio, Lúcio Lacerda de Amorim. Ainda sobre a empresa, a agrônoma Carina de Paula, que integra a equipe técnica, relatou alguns resultados dos trabalhos desenvolvidos junto aos produtores da Região do Alto Paranaíba.
No dia 10, sábado, foram oferecidos 3 workshops para alunos e produtores. Os temas foram:
- “Gestão de Pessoas na Agropecuária”, com Maria Thereza Rezende, produtora com grande experiência no tema;
- “Estratégia de Avaliação da Qualidade das Dietas TMR”, por Melina Laura Pinheiro, coordenadora técnica da Cargil;
- “Qualidade do Leite e o impacto econômico na atividade”, com Marlom Moraes, assessor técnico em captação leiteira da Cemil.
Para a satisfação dos coordenadores do evento, o V Dia do Leite foi um sucesso, sendo muito elogiado pelos participantes devido à qualidade das palestras, cursos, organização e relevância dos conhecimentos adquiridos. A adesão por parte dos produtores da região ultrapassou as expectativas, motivando ainda mais o Grupo de Estudos em Bovinocultura a produzirem, com a mesma excelência, o VI Dia do Leite.
De acordo com João Vítor Andrade, presidente do Gebov, “para o próximo Dia do Leite, esperamos aumentar ainda mais o número de participantes, e com certeza não faltarão atrativos, pois nos empenhamos muito para levar informações e inovações a todos os amantes do setor leiteiro”.
Fonte: (Comunicação Campus Bambuí)