Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Mulher movimenta o campus Ponte Nova

Semana da Mulher movimenta o campus Ponte Nova

publicado: 14/03/2024 17h23, última modificação: 14/03/2024 17h24

Com ampla programação, foi realizada no campus Ponte Nova a I Semana Escolar de combate à violência contra a Mulher.

As atividades foram planejadas por uma comissão composta pelos professores Cássia Pires, Keyla Senra e pelos diretores Luciano Espiridião e Pedro Henrique Pereira e contou com a colaboração dos estudantes do 2ºano técnico integrado em administração, que realizaram um trabalho prático no âmbito da disciplina Marketing.

Na abertura foi apresentada a peça teatral Ciclos de Silêncio, produzida pela mesma turma, impactando todos os presentes. Logo após, foi proferida a palestra " A possibilidade de aplicação da justiça restaurativa aos conflitos domésticos e familiares decorrentes da condição de gênero" pela Defensora Pública do Estado de Minas Gerais, Dra Maria Antonieta Rigueira Leal.

Para homenagear  algumas mulheres de destaque em nossa cidade, cada turma escolheu uma personalidade que contribui de forma relevante para a comunidade e assim cada sala de aula, durante o ano de 2024, passou a ter o nome de uma mulher. Conheça as homenageadas em nossas redes sociais.  Em seguida, ao som de mulheres de destaque no cenário musical, um grupo de estudantes cantou e encantou os presentes durante um delicioso café.

Semana da Mulher

Com o propósito de abordar o tema por perspectivas distintas, recebemos psicólogas, nutricionista, sexóloga, policial militar, cientista social, professoras de biologia, ex-alunas e acadêmicas da UFV e UFMG, e empreendedoras. Contamos também com a oferta das oficinas de desenho, baralho interativo e volêi, pelos estudantes do 2º ano.

O objetivo da semana foi promover atividades para difundir conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra violência doméstica; integrar a comunidade no combate à violência contra a mulher; impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher; promover a igualdade entre homens e mulheres, de modo a prevenir e a coibir a violência contra a mulher.

Nosso agradecimento a todos os palestrantes pela colaboração e à comunidade do IFMG pela participação!

registrado em: