Notícias
4ª Convocação dos candidatos do processo seletivo 2024/1 para a banca de heteroidentificação
O IFMG Campus Avançado Ponte Nova convoca para a banca de heteroidentificação (4ª chamada), os candidatos do processo seletivo do primeiro semestre letivo de 2024 que se candidataram às vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas (L6), a ser realizada no dia 19/02/2024, às 10h40 conforme listagem.
Candidatos convocados deverão chegar entre 10h10 e 10h40, no endereço do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, localizado à Praça José Emiliano Dias, 87, Centro, Ponte Nova CEP 35.430-034.
Os (as) candidatos (as) não deverão utilizar bonés, toucas, gorros, óculos de sol, maquiagem e adereços de muito volume na região da cabeça e pescoço, como brincos, colares e afins.
Conforme determinação do Código Civil, candidatos/as com idade inferior a 18 anos deverão ser acompanhados/as por seus representantes legais durante todos os processos de registro e matrícula no IFMG, incluindo o procedimento de heteroidentificação. (Código Civil - Lei 10406/02 | Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002).
Nome | Curso |
Miguel Flávio da Mata Fialho | Técnico Integrado em Administração |
Paloma de Souza Ferreira | Técnico Integrado em Administração |
No dia da entrevista, o/a candidato/a deverá levar os seguintes documentos:
a) Documento de identificação oficial com foto.
b) Anexo V (FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO - RACIAL), conforme enviado sistema de matrícula. O preenchimento do campo que solicita a justificativa é obrigatório. Neste campo o candidato poderá afirmar sua identidade étnico-racial (autoidentificação). Somente as características fenotípicas do próprio candidato serão consideradas pela Banca de Heteroidentificação Racial no momento da avaliação;
c) Os candidatos indígenas, além dos documentos acima, deverão anexar UM dos seguintes documentos: DECLARAÇÃO OFICIAL emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), atestando a relação de pertença étnica e social do candidato a um grupo ou comunidade indígena estabelecido no Território Nacional Brasileiro; RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena); ou Declaração de pertencimento étnico de três lideranças da comunidade, conforme modelo no Anexo VI.
O procedimento será realizado na forma de uma entrevista com o/a candidato/a pelos membros da Comissão de Heteroidentificação, promovida sob a forma presencial, será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos. O resultado provisório do procedimento de heteroidentificação será publicado na página do campus na qual o candidato se inscreveu em data a ser definida pela comissão.
ATENÇÃO: Item 17.9 do edital: Os candidatos que não forem aprovados no procedimento de heteroidentificação serão eliminados do processo seletivo.