Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 4ª Convocação dos candidatos do processo seletivo 2024/1 para a banca de heteroidentificação
conteúdo

Notícias

4ª Convocação dos candidatos do processo seletivo 2024/1 para a banca de heteroidentificação

publicado: 16/02/2024 13h04, última modificação: 16/02/2024 13h06

O IFMG Campus Avançado Ponte Nova convoca para a banca de heteroidentificação (4ª chamada), os candidatos do processo seletivo do primeiro semestre letivo de 2024 que se candidataram às vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas (L6), a ser realizada no dia 19/02/2024, às 10h40 conforme listagem.

Candidatos convocados deverão chegar entre 10h10 e 10h40, no endereço do IFMG Campus Avançado Ponte Nova, localizado à Praça José Emiliano Dias, 87, Centro, Ponte Nova CEP 35.430-034. 

Os (as) candidatos (as) não deverão utilizar bonés, toucas, gorros, óculos de sol, maquiagem e adereços de muito volume na região da cabeça e pescoço, como brincos, colares e afins.

Conforme determinação do Código Civil, candidatos/as com idade inferior a 18 anos deverão ser acompanhados/as por seus representantes legais durante todos os processos de registro e matrícula no IFMG, incluindo o procedimento de heteroidentificação. (Código Civil - Lei 10406/02 | Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002).

Nome  Curso 
Miguel Flávio da Mata Fialho Técnico Integrado em Administração
Paloma de Souza Ferreira   Técnico Integrado em Administração

 

No dia da entrevista, o/a candidato/a deverá levar os seguintes documentos:

a) Documento de identificação oficial com foto.

b) Anexo V (FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO - RACIAL), conforme enviado sistema de matrícula. O preenchimento do campo que solicita a justificativa é obrigatório. Neste campo o candidato poderá afirmar sua identidade étnico-racial (autoidentificação). Somente as características fenotípicas do próprio candidato serão consideradas pela Banca de Heteroidentificação Racial no momento da avaliação; 

c) Os candidatos indígenas, além dos documentos acima, deverão anexar UM dos seguintes documentos: DECLARAÇÃO OFICIAL emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), atestando a relação de pertença étnica e social do candidato a um grupo ou comunidade indígena estabelecido no Território Nacional Brasileiro; RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena); ou Declaração de pertencimento étnico de três lideranças da comunidade, conforme modelo no Anexo VI.

O procedimento será realizado na forma de uma entrevista com o/a candidato/a pelos membros da Comissão de Heteroidentificação, promovida sob a forma presencial, será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos. O resultado provisório do procedimento de heteroidentificação será publicado na página do campus na qual o candidato se inscreveu em data a ser definida pela comissão.

ATENÇÃO: Item 17.9 do edital: Os candidatos que não forem aprovados no procedimento de heteroidentificação serão eliminados do processo seletivo.