Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Avançado Piumhi publica artigo na Revista de Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Vinícius Paiva

A Revista de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto publicou, em seu primeiro número, um artigo sob autoria do Prof. Me. Vinícius Barbosa de Paiva, do IFMG - Campus Avançado Piumhi, em parceria com o Prof. Dr. Marcelo Oliveira Veloso, da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Alto Paraopeba.

No artigo intitulado "Sobre Pombos e Gavetas", os professores apresentam três versões do Princípio das Gavetas, também conhecido como Princípio da Casa dos Pombos, desenvolvido pelo matemático alemão, Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet. O Princípio das Gavetas, de Dirichlet, pode ser aplicado à resolução de problemas geométricos e aritméticos diversos, além de apresentar uma prova da infinitude dos números primos, conforme propõem os professores Vinícius e Marcelo.

O artigo encontra-se disponível pelo link: http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/rmat/article/view/166/367