Notícias
Planejamento Estratégico: evento reúne palestrantes de várias regiões do país
Iniciado na manhã de ontem (dia 3), o workshop foi aberto pela pró-reitora de Gestão com Pessoas, Heloísa Cristina Pereira, pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional e responsável pelo evento, Wilson Vieira da Costa e pelo diretor do Campus Bambuí, Humberto Garcia Carvalho. Além disso, a estudante do Campus Bambuí, Inês Venusta Carvalho, fez uma apresentação acerca da cultura do berrante.
De manhã
No período da manhã, Wilson e o servidor Matheus Costa Frade falaram sobre os métodos que estão sendo utilizados para que o IFMG construa seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). Durante a apresentação, eles ressaltaram que esse método prevê etapas posteriores nas quais toda a comunidade escolar será envolvida.
Por sua vez, o professor do Campus Santa Luzia, Leandro de Aguiar e Souza, apresentou o projeto em andamento WebGis que, entre suas ações, vem identificando arranjos produtivos locais e regionais nas áreas onde ficam os campi do Instituto. Já a pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IF de Pernambuco, Juliana Souza Andrade, propôs ao público o desafio de se alinhar estratégias do PDI do IFMG ao da Rede Federal.
À tarde
As atividades do período da tarde foram iniciadas pela oficina da Jéssica Pereira dos Santos, que atuou por vários anos na Setec e, atualmente, está no Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Jéssica falou sobre desafios e perspectivas das instituições da Rede, considerando questões relacionadas ao orçamento público. Por último, Juliana Legentil Faria, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, falou (virtualmente) sobre novas perspectivas de trabalho e o Programa de Gestão de Desempenho nas instituições federais de educação, ciência e tecnologia.
Sorteio
Ao final do dia, os organizadores do evento sortearam brindes oferecidos pelos campi. Esses brindes foram ofertados em razão do alcance da meta de participação dos gestores nas atividades.
CONFIRA AS IMAGENS DO SEGUNDO DIA DO EVENTO, 4 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA
O pró-reitor de Ensino do IF de Sergipe, Alysson Santos Barreto, ministrou a oficina “Os desafios e novas perspectivas do Ensino e da Assistência Estudantil na Rede".
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF do Ceará e coordenadora do Forpog/Conif, Joélia Marques de Carvalho trouxe o tema: “Os desafios e novas perspectivas da Inovação, Pesquisa e Pós-graduação na Rede”.
Maria Araci Magalhães, atual secretária de governo de Salinas que foi pró-reitora de Extensão do IF do Norte de Minas, falou sobre os “Desafios e perspectivas da Extensão, Esporte e Cultura na Rede".
O tema “A transformação digital da Educação e Competências Digitais voltadas a gestores das instituições federais de ensino” foi tratado na oficina de Anderson Costa, vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Karine Andrade Fonseca, diretora de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, relatou experiências da instituição no recredenciamento institucional.
O professor do IF de Goiás, Weber Tavares Silva, ministrou a oficina “Relações dos indicadores da Plataforma Nilo Peçanha com o Planejamento Estratégico Institucional”.