Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNEE promove palestra sobre Dislexia e Déficit de Atenção
conteúdo

Notícias

NAPNEE promove palestra sobre Dislexia e Déficit de Atenção

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do IFMG Campus Avançado Piumhi promoveu, nesta sexta-feira, 1º dezembro, palestra com o psicólogo João Paulo Soares, que falou aos servidores do campus sobre o tema da Dislexia e do transtorno de Déficit de Atenção.

João Paulo, que é psicólogo e especialista em dependência química, traçou um panorama histórico sobre a descoberta, a caracterização e o tratamento destes transtornos, alertando para o problema da imprecisão dos diagnósticos por parte de profissionais não capacitados, assim como para o aumento do número de indicações de consultas e do excesso de tratamento por meio de medicações de uso controlado.

A Dislexia é definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, da escrita e da soletração, caracterizado por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização. A dificuldade de desenvolvimento da leitura fluente, com precisão e rapidez também se apresenta como uma característica do disléxico.

Por sua vez, o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome caracterizada por distração, agitação, hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras. Normalmente, em atividades como estudo, leitura ou outras que exijam concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação, justamente para dar conta dessas exigências, algo que não acontece com o paciente de TDAH com a mesma eficiência. 

Em sua fala, João Paulo enfatizou que atividades práticas, provas orais e aumento do tempo para realização de avaliações escritas podem ajudar o disléxico, assim como o portador de TDAH, a desenvolverem normalmente suas habilidades de aprendizado.

O IFMG Campus Avançado Piumhi agradece ao psicólogo por sua contribuição, assim como às servidores responsáveis pelo NAPNEE, Alexandra Oliveria e Eugênia de Sousa, por proporcionarem esse momento de debate sobre um assunto tão importante.