Você está aqui: Página Inicial > Notícias > RESULTADO FINAL - Vagas Remanescentes em Engenharia Civil
conteúdo

Notícias

RESULTADO FINAL - Vagas Remanescentes em Engenharia Civil

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Piumhi anunciou a abertura de inscrições para as vagas remanescentes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. O processo seletivo ocorrerá entre os dias 10 de março e 6 de abril de 2025 e se destina a candidatos que desejam ingressar na instituição por meio de avaliação do histórico escolar.

EDITAL 261/2025

RESULTADO FINAL

Distribuição das Vagas

O edital prevê um total de 21 vagas remanescentes, distribuídas conforme os seguintes critérios:

  • Redação online: 3 vagas

  • Processo seletivo próprio (ENEM): 8 vagas

  • SISU: 10 vagas

Até cinco vagas estão reservadas para candidatos da lista de espera do SISU, que terão até o dia 1º de maio de 2025 para efetuar a matrícula. Caso essas vagas não sejam preenchidas, serão redistribuídas entre os classificados pelo edital.

Como Será a Seleção?

A seleção será realizada em etapa única, por meio da análise do desempenho escolar, utilizando as notas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no terceiro ano do Ensino Médio.

Os candidatos também deverão anexar uma redação digitalizada com, no mínimo, 10 linhas. A avaliação da redação seguirá a tabela de pontuação definida no edital, levando em conta o domínio da escrita formal em português.

Em caso de empate, os critérios de desempate serão:

  1. Maior nota em Língua Portuguesa;

  2. Maior nota em Matemática;

  3. Nota da redação.

Se o número de inscritos for menor que o total de vagas, os candidatos serão classificados em ordem alfabética.

Inscrição e Resultados

As inscrições serão realizadas online diretamente pelo link do formulário de inscrição.

INSCRIÇÃO

O cronograma de resultados segue o seguinte formato:

  • Resultado Preliminar: 

  • Período de Recursos: (por e-mail para copese.piumhi@ifmg.edu.br)

  • Resultado Final: 22 de abril de 2025

As matrículas serão realizadas entre os dias 15 de abril a 7 de maio de 2025, de forma online, por meio do Sistema de Matrículas do IFMG (matricula.ifmg.edu.br).

Documentos Necessários

Para a inscrição, serão exigidos:

  • Histórico escolar ou declaração escolar com notas finais de Língua Portuguesa e Matemática;

  • Documento de identificação com foto.

Para a matrícula, além dos documentos citados acima, serão necessários:

  • Uma foto recente 3x4;

  • CPF próprio (caso no RG conste o número de CPF, pode ser dispensado);

  • Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).

  • Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos.

  • Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio. Caso não tenha o documento citado no item 5), apresentar Declaração de conclusão do Ensino Médio. Na(s) declaração(ões) deve(m) constar que o candidato não possui dependência. Para os candidatos selecionados por reserva de vagas, na declaração também deve constar que o candidato cursou todo o ensino Médio ou equivalente em escola pública. No prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendência.

  • Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (ANEXO VIII, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou ANEXO IX, no caso de candidatos maiores de 18 anos).

  • Documento de identidade do responsável legal (responsável pela matrícula), no caso de menores de 18 anos.

  • Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.


Orientações para uso do sistema de matrícula:

A matrícula será realizada a partir do preenchimento de informações no Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link: matricula.ifmg.edu.br e envio da documentação digitalizada. Confira o vídeo com dicas para digitalização de documentos (assista aqui). Documentos ilegíveis podem atrasar e prejudicar o seu procedimento de matrícula. Fique atento.

Tutorial para uso do sistema PDF (detalhado)

Tutorial simplificado para uso do sistema:

Haverá atendimento presencial para os candidatos que necessitarem de apoio para preenchimento do sistema (uso de computador e equipamento para digitalizar documentos). Não serão recebidos documentos por e-mail, envelope, whatsapp ou pessoalmente.

Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por um responsável legal. Na impossibilidade do responsável legal de realizar a matrícula, esta poderá ser realizada por um Procurador, a partir da inserção no Sistema de Matrículas do IFMG de uma procuração específica para este fim, bem como de um documento pessoal com foto.

Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail copese.piumhi@ifmg.edu.br.