Notícias
IFMG promove encontro sobre prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação
Capacitação visa fornecer ferramentas para fortalecer um ambiente ético, seguro e livre de assédio e discriminação. Inscrições abertas.
Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação no âmbito institucional, o IFMG promove, nesta segunda-feira, 3 de novembro, dois eventos focados na prevenção e no enfrentamento do assédio e da discriminação.
O evento é uma iniciativa conjunta da Auditoria, Corregedoria, Ouvidoria e Diretoria de Normas e Integridade do IFMG, em parceria com a Procuradoria Federal do IFMG. A proposta é reforçar o papel dos gestores na construção de um ambiente institucional ético, seguro e respeitoso.
Pela manhã, a atividade "Prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação: papel e responsabilidade dos gestores” é direcionada aos diretores-gerais dos campi, seus substitutos e pró-reitores, e será realizada de forma presencial, na sala do Colégio de Dirigentes do IFMG, das 9h às 11h30. Na parte da tarde, das 14h às 16h30, o evento se estende aos servidores do IFMG, com a “Capacitação sobre Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”.
A formação será ofertada nos formatos presencial e virtual, ampliando o acesso e a participação da comunidade interna. Além disso, haverá a concessão de certificados para os participantes.
Os temas abordados são fundamentais para o aprimoramento da gestão institucional, e a condução do encontro contará com a participação da Procuradora Federal, Ingrid Pequeno Sá Girão, atualmente atuando como Procuradora-Chefe Adjunta da Procuradoria Federal junto ao IFCE.
Durante a palestra com os gestores, serão discutidos aspectos centrais como:
* a atuação do gestor frente à legislação vigente;
* as medidas administrativas cabíveis em casos de assédio e discriminação;
* o acolhimento adequado às vítimas;
* e a importância da documentação e da rastreabilidade das ações.
Segundo a organização, o encontro reforça o compromisso do IFMG com um ambiente de trabalho ético, respeitoso e acolhedor. “A prevenção e o enfrentamento dessas situações passam, necessariamente, pela atuação consciente e responsável dos gestores. É papel de cada liderança institucional garantir que as práticas estejam alinhadas aos valores de integridade e respeito”, destaca o grupo organizador.
Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pelo SUAP, nos formatos presencial e remoto, por meio dos seguintes links:
Gestores - 9h às 11h30
Clique Aqui | Inscrição presencial
Clique Aqui | Inscrição remota
Servidores - 14h às 16h30
Clique Aqui | Inscrição presencial
Clique Aqui | Inscrição remota
Acompanhe a capacitação ao vivo
Sobre a palestrante
Ingrid Pequeno Sá Girão atua como membro do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio da Procuradoria-Geral Federal (PGF/AGU), programa que coordenou até o ano de 2024.
Com uma trajetória marcada pela atuação em temas relacionados à integridade e à gestão pública, a palestrante é Procuradora Federal desde 2007, instrutora da Escola da Advocacia-Geral da União e professora.
É pós-graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (Uniderp) e possui Master em Gestão e Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha), OISS.

