Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo sobre Trabalho de Campo Virtual é publicado em revista científica

Artigo sobre Trabalho de Campo Virtual é publicado em revista científica

publicado: 24/09/2024 16h15, última modificação: 24/09/2024 15h15

Pesquisa é uma parceria entre professora do Campus Ipatinga e professor da UFOP, tendo sido publicada recentemente em Revista Qualis A2.

O avanço das tecnologias tem causado impactos profundos em diversos setores da sociedade, especialmente no campo educacional. A incorporação de novas tecnologias no processo de ensino tem transformado a forma como os alunos aprendem e constroem conhecimento. No artigo intitulado “Trabalho de campo virtual: reflexões sobre a viabilização para a construção do conhecimento geográfico”, os autores Stela Maris Mendes Siqueira Araújo (Campus de Ipatinga) e Jacks Richard de Paulo (UFOP) analisam como o Trabalho de Campo Virtual (TCV) pode se tornar uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo a professora Stela Maris, a precariedade na infraestrutura tecnológica é um dos desafios enfrentados pelos educadores. “Além da falta dessa estrutura, observamos também a pouca habilidade em lidar com as novas tecnologias (pouca oferta de formação continuada e mesmo ausência de práticas, na formação inicial), jornadas de trabalhos intensas, e às vezes falta domínio dos conteúdos a serem trabalhados. Esses fatores são desafiadores na implementação do Trabalho de Campo Virtual em comparação com o trabalho de campo presencial tradicional”, disse ela.

Os resultados da pesquisa indicam que o Trabalho de Campo Virtual tem o potencial de oferecer diversas contribuições ao ensino, especialmente no campo da geografia. “O TCV possibilita o aluno a partir da observação dos recursos inseridos, ordenar, fazer analogias, conexões, diferenciações, analisar distribuição, extensão e localização”, falou a pesquisadora ao ressaltar que à medida que escolas e professores se adaptam a essas inovações, a perspectiva de um ensino mais interativo e eficiente se torna uma realidade.

A pesquisa foi publicada na revista Caderno Pedagógico e é o resultado de uma colaboração com professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual em Ipatinga (MG).

Clique Aqui  Acesse o artigo completo

registrado em: