Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo do IFMG abre inscrições e oferta 4.665 vagas

Processo Seletivo do IFMG abre inscrições e oferta 4.665 vagas

As aulas terão início no primeiro semestre letivo de 2025. Os cursos são gratuitos e as inscrições ficam abertas até o dia 7 de outubro.
publicado: 27/08/2024 09h07, última modificação: 27/08/2024 09h07

Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o IFMG deu início às inscrições para o Processo Seletivo 2025/1º semestre. Os interessados têm até o dia 7 de outubro para se inscrever. Os cursos são gratuitos e, neste certame, a instituição está ofertando 4.665 vagas em cursos técnicos e de graduação.

Clique Aqui | Inscreva-se no Processo Seletivo 2025/1º semestre

A taxa de inscrição para os cursos técnicos integrados é de R$60; para cursos técnicos (Subsequente) e Graduação, a taxa é de R$30. Uma das novidades deste ano é o desconto para aqueles que efetuarem o pagamento antecipadamente do boleto, ou seja, até 9 de setembro a taxa será de R$50 (cursos integrados) e R$20 (cursos técnicos subsequentes e Graduação).

O boleto pode ser pago até 8 de outubro em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Após a emissão do boleto, o candidato deverá aguardar por 2 horas para efetuar o pagamento. É importante guardar este comprovante.

Os candidatos que enfrentarem problemas com o processamento do pagamento da taxa de inscrição devem informar o IFMG pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br, dentro do período de inscrição. É necessário anexar o comprovante de pagamento da taxa e os dados da inscrição (número de inscrição, nome completo, CPF, curso e campus pretendido), para que a situação seja devidamente analisada.

Saiba como se inscrever: assista ao tutorial

Isenção da taxa de inscrição

O IFMG também implementou uma mudança significativa para os candidatos que optarem pelas cotas sociais. A partir deste ano, a comprovação de renda será feita exclusivamente através do Cadastro Único (CadÚnico), simplificando o processo e garantindo maior transparência na seleção dos candidatos.

A solicitação da isenção da taxa de pagamento poderá ser solicitada até o dia 13 de setembro por meio do sistema de inscrições do processo seletivo. O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição, no menu "isenção da taxa de inscrição" e anexando a documentação que comprove este direito.

Cada edital tem uma seção específica sobre os critérios para isenção total do pagamento da taxa e os documentos necessários para comprovar a condição.

Clique Aqui | Solicite a isenção da taxa do Processo Seletivo 2025/1º semestre

Vagas

Das vagas totais disponibilizadas, 3.334 estão distribuídas em 68 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental ou irá concluir este ano) e cursos técnicos subsequentes (para quem possui o Ensino Médio completo ou vai completar este ano), além de 1.330 vagas para aqueles interessados em ingressar em um dos 54 cursos de graduação.

Clique Aqui | Edital 306/2024 - Cursos Técnicos Integrados

Clique Aqui | Edital 307/2024 - Cursos Técnicos Subsequentes

Clique Aqui | Edital 308/2024 - Cursos de Graduação

Integrado X Subsequente: qual escolher?

Cursos Técnicos Integrados - Os estudantes cursam o Ensino Médio juntamente com a formação técnica. Isso significa que ao final do curso, ele terá concluído tanto o ensino médio quanto a qualificação técnica na área escolhida. Este formato é ideal para quem está saindo do Ensino Fundamental e deseja obter uma formação profissional ao mesmo tempo em que completa a educação básica.

Cursos Técnicos Subsequentes - São destinados a quem já concluiu o Ensino Médio e busca uma formação técnica. Esses cursos permitem que os estudantes adquiram habilidades específicas e se preparem para o mundo do trabalho, focando diretamente na área técnica escolhida.

Opção de concorrência

Classificação na 1ª Opção: Se o candidato for classificado dentro do número de vagas do curso escolhido como 1ª opção, ele será automaticamente excluído das listas das demais opções (2ª e 3ª), devendo ocupar a vaga na 1ª opção. Após isso, não será mais convocado para os outros cursos.

Classificação na 2ª Opção: Se o candidato não for classificado na 1ª opção, mas conseguir pontuação suficiente na 2ª opção, ele deverá ocupar a vaga da 2ª opção, sendo retirado das listas da 1ª e 3ª opções.

Classificação na 3ª Opção: Caso o candidato não consiga classificação nas duas primeiras opções de curso, mas seja convocado na 3ª, ele ocupará a vaga dessa escolha, não podendo ser chamado para as demais.

Excedência em todas as opções: Com a publicação do resultado final do Processo Seletivo, caso o candidato ainda não esteja na lista de classificados na 1ª, 2ª ou na 3ª opção de curso, o mesmo passará a concorrer às vagas excedentes da 1ª opção de curso escolhida.

ATENÇÃO!

Durante o processo seletivo não será permitido ao candidato abrir mão da vaga para a qual foi convocado, mesmo que esteja na condição de excedente em outras opções. É importante que os interessados consultem os editais abaixo para compreender as regras de convocação, critérios de classificação e demais orientações.

Clique Aqui | Conheça os cursos ofertados pelo IFMG

Isenção da taxa de inscrição:
26 de agosto a 13 de setembro
Resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição: 27 de setembro
Recebimento de recursos para pedidos indeferidos: 30 de setembro e 1º de outubro
Divulgação da decisão dos recursos contra Resultado dos Pedidos de Isenção: 5 de outubro

Em caso de dúvidas, encaminhar e-mail para vestibular@ifmg.edu.br

⚠️ É importante destacar que as informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável (somente para menores de 18 anos).

Saiba mais:

Clique Aqui | IFMG anuncia abertura dos editais para o Processo Seletivo 2025

Clique Aqui | CadÚnico será única forma de comprovação de renda para cotas sociais em processo seletivo

registrado em: ,