Notícias
Reflexões e troca de ideias marcam a Semana da Biblioteca 2023
Uma celebração da pluralidade do conhecimento em suas múltiplas formas e linguagens. Assim foi a Semana da Biblioteca do IFMG - Campus Governador Valadares, que em 2023 completou sua oitava edição e se consolida como tradicional evento do calendário acadêmico da instituição.
Realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, o evento atraiu estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa. A estreia da programação se deu com a palestra “A dor e a delícia de ser adolescente”, ministrada pelo médico e professor universitário Darlan Corrêa Dias. O segundo e o terceiro dia foram dedicados a encontros em dose dupla do projeto Diálogos. O quarto dia previa uma oficina de redação, com a professora Bethânia Cunha, mas precisou ser cancelada por motivos de saúde da convidada.
No quinto e último dia o público foi atraído pela exibição de dois curtas-metragens brasileiros (foto), selecionados pela professora Kênia Brant (Artes). Foram eles: A Língua das Coisas (2014), inspirado na obra de Manoel de Barros, e Homens e Caranguejos, romance do renomado cientista Josué de Castro escrito em 1966 e lançado em 1967.
Confira a opinião do público sobre o evento!
“Participo da Semana da Biblioteca desde quando entrei no IF. Esse ano o que mais me chamou atenção foi o Diálogos AmarElo. A atividade possibilitou a exposição de ideias em defesa de negros, mulheres e a comunidade LGBTQIA+ em prol do combate ao preconceito e discurso de ódio. A Semana da Biblioteca incentiva o contato com toda a comunidade IFMG unida na promoção de melhora do indivíduo. Mais do que incentivar o contato com leitura, incentiva o contato humano e intelectual com oficinas criativas e motivadoras”. (Lourival Pedro Gomes da Silveira, aluno do 10º período de Engenharia de Produção)
“A Semana da Biblioteca me trouxe muitos conteúdos diferentes. Por exemplo, quando participei da palestra tive uma nova visão sobre a adolescência. O médico [dr. Darlan Dias] abordou coisas que temos dúvidas, que às vezes reprimimos e ficamos sem entender o que realmente a gente é, o que estamos fazendo. Ele falou como o adolescente se comporta e como passa por essa fase. Outra atividade interessante foi o Diálogos. Sou voluntária do projeto e gostei bastante da visita dos estudantes da Escola Abílio Patto. Esse encontro foi incrível! Teve leitura, apresentação teatral, muita gente falando… ouvi pontos de vista bem diferentes. Eventos assim quebram a rotina da sala de aula, de muito conteúdo e teoria, que por vezes nos deixam cansados e daí nem queremos estudar coisas novas. E de uma forma muito sutil a gente aprende muita coisa nesse tipo de evento”. (Emilly de Souza Silva, aluna do 1° ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho)
A coordenadora do evento, a bibliotecária Rejane Oliveira, comemora o sucesso de mais uma edição e manifesta agradecimentos aos colaboradores e participantes. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que participaram da VIII Semana da Biblioteca e aos que colaboraram para que ela fosse possível”.
Saiba mais!
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a data é comemorada anualmente entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. Por questões de ajustes do Calendário Acadêmico do campus, o evento foi antecipado para o mês de agosto.