Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de divulgação científica mapeia cientistas de Minas
conteúdo

Notícias

Projeto de divulgação científica mapeia cientistas de Minas

Iniciativa busca desenvolver, a partir de uma rede colaborativa estadual, materiais de divulgação científica que tenham como foco mostrar a diversidade de cientistas e produções de conhecimentos das diferentes microrregiões do estado.
publicado: 01/03/2023 10h47, última modificação: 01/03/2023 10h47

Minas Gerais é o Estado com o maior número de instituições públicas de ensino superior do país, além de importantes centros de pesquisa. Apesar deste amplo potencial para ações de divulgação cientifica, alguns estudos têm revelado que, embora confie na ciência, a população mineira tem conhecimentos restritos sobre a ciência produzida no estado, desconhecendo inclusive seus pesquisadores e instituições. A fim de contribuir para a divulgação da ciência mineira, colocar em foco os cientistas responsáveis por suas produções, assim como suas vivencias, história e cultura, o projeto "Uai, me conta!" é um convite a que pesquisadores do estado mostrar um pouco mais de seus trabalhos e experiências.

O projeto "Uai, Me Conta!" tem o objetivo central de desenvolver, a partir de uma rede colaborativa estadual, materiais de divulgação científica (DC) que foquem em mostrar a diversidade de cientistas e produções de conhecimentos das diferentes microrregiões do estado de Minas Gerais, apresentando o fazer ciência na perspectiva de quem faz a ciência mineira. Os conteúdos de DC serão produzidos, durante os próximos três anos, em formatos digitais diferentes, tais como documentários, vídeos seriados, podcasts, posts em redes sociais, e serão focados nos cientistas, seus vínculos pessoais e profissionais com o estado, apresentando também, nesse contexto, as cidades e a riqueza cultural mineira. Trata-se de uma iniciativa fomentada pelo Edital 05/22 da Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Os pesquisadores interessados podem se "autoindicar" para divulgar as próprias pesquisas ou apontar colegas que também atuem no estado. É possível fazer mais de uma indicação, por meio do formulário disponível online (clique aqui) e acompanhar no Instagram @uai.meconta.

A partir da ação, os idealizadores esperam contribuir para uma formação em comunicação pública da ciência mineira e para criar, no estado, um ecossistema sólido de divulgação científica que possa se sobressair no Brasil.

Comunicação "Uai, me conta!"