Notícias
Projeto Diálogos: um encontro com duas grandes musas
Na última segunda-feira (31), ocorreu, no auditório do IFMG – Campus Governador Valadares, o penúltimo encontro da edição atual do Projeto Diálogos. As obras selecionadas para pautar a discussão, escolhidas pela professora Etna Castro (membro da equipe gestora), foram: o poema Fanatismo, de Florbela Espanca, e a pintura Autorretrato como Tehuana, ou Diego em Meu Pensamento, de Frida Kahlo.
Inicialmente, o encontro contou com uma introdução da mais nova integrante da equipe gestora do projeto, a professora Érica Bodevan (Língua Inglesa e Literatura Brasileira), que apresentou sucintamente a vida e obra dessas grandes mulheres surrealistas do âmbito artístico-político. Após a sua fala e a exibição de vídeos, pudemos cortejar a apresentação da aluna Ana Clara Almeida (2º TST), a qual cantou e tocou lindamente em seu violão a versão musicada do poema de Florbela, feita pelo antológico músico cearense, Fagner, cuja biografia fora explorada num momento anterior pela profa. Etna.
Com relação aos assuntos discutidos no evento, cabe ressaltar o fato de que ambas as autoras viveram em épocas em que o poder de voz feminino era muito reduzido. Além disso, percebeu-se como elas sofreram e foram marcadas por casos amorosos intensos – a portuguesa Florbela destaca em seus versos a total submissão a seu amado, que chega a ser deificado pelo eu lírico. Já a mexicana Frida, em sua fama de fazer autorretratos, demonstra o seu total fanatismo para com seu marido Diego Rivera, que é retratado na testa da pintora, presa ao que se parecem raízes, remetendo à sua enorme obsessão para com seu grande amor.
Devido a tais aspectos, os textos deram base a uma rica discussão e reflexão sobre pautas que envolveram o empoderamento feminino, a paixão e a obsessão, entre outras. As obras ainda revelaram importantes traços sobre amor, angústia, erotismo e transcendentalidade. Em uma era em que ainda persiste o preconceito, textos assim são de suma importância para a ascensão da mulher, não só no ramo artístico, mas também social, cultural e político.
Além disso, vale destacar a participação das alunas Isabele Vitória de Sousa e Rayssa Marques (1º TST) e Maria Eduarda Santos (3º TST), que contribuíram na construção do belo mural externo inspirado nas obras trabalhadas.
Por fim, a equipe do Diálogos agradece os participantes, oficiais ou não, e já convida a todos para o último encontro da edição de 2022, que ocorrerá no dia 16 de novembro, durante a VII Semana da Consciência Negra do IFMG – Campus Governador Valadares. Grandes expectativas quanto aos temas a serem discutidos! Em breve, mais informações em nossas mídias sociais.
-------------
O texto acima foi escrito pelos estudantes Flávio Vinícius de Araújo Vitor Marino; Rafael Ferrari Luz; Tayná Valeriano Cunha, alunos do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), e pela estudante Sofia Laura Ribeiro da Silva, aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), todos colaboradores oficiais do Projeto Diálogos em 2022. Revisão: prof. Wanderson Batista dos Santos.