Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra propõe reflexão sobre adaptações curriculares e currículo inclusivo
conteúdo

Notícias

Palestra propõe reflexão sobre adaptações curriculares e currículo inclusivo

Atividade, gratuita e aberta ao público, poderá ser acompanhada ao vivo no canal IFMG Play, dia 22 de maio, às 14h.
publicado: 11/05/2023 14h55, última modificação: 11/05/2023 14h55

O IFMG promove, no dia 22 de maio, à partir das 14h, a palestra "Adaptações curriculares e currículo inclusivo: reflexões na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)". Ministrada pela pedagoga e mestra em mentoria educacional Graciele  Rosa da Costa Soares, a atividade tem por objetivo tratar de pontos fundamentais a respeito das adaptações curriculares para estudantes com dificuldades específicas de aprendizagem no cotidiano das salas de aula regulares. 

Segundo Graciele Soares, a adaptação ou a adequação do currículo devem ser entendidas recurso pedagógico necessário ao processo de inclusão escolar. Nesta abordagem, pautada no respeito às diferenças, entende-se que a instituição de ensino é que precisa modificar-se ante as infinitas condições e demandas de aprendizagem dos alunos, colocando-os no centro do processo. "Como principal objetivo, tem-se o desejo de que este material sirva para melhorar a compreensão dos próprios profissionais da educação a respeito da importância e da necessidade das adaptações curriculares, em um movimento rumo à inclusão plena de nossos estudantes", argumenta.

O evento é aberto ao público, direcionado a docentes e demais servidores da educação - em especial, membros dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnees) do IFMG - e à comunidade interessada, em geral. Para participar, basta acessar o canal do IFMG no YouTube na data e horário previstos. Acesse aqui.

Graciele Rosa da Costa Soares

Sobre a palestrante: Graciele Rosa da Costa Soares é mestra em Mentoria e Liderança Educacional (Mary Immaculate College - MIC, Irlanda); especialista em Mentoria e Liderança Educacional (MIC, Irlanda); especialista em Educação Especial - Formação Continuada para Professores em Atendimento Educacional Especializado (Universidade Federal do Ceará); e pedagoga (Universidade de Cruz Alta). Possui experiência em Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em tutoria na Graduação em Pedagogia. Atua como Supervisora no IFRS - Campus Farroupilha; integra os grupos de pesquisa em Educação, Sociedade e Trabalho (Cnpq) e em Docências na Educação Básica (Gpedeb/Cnpq). Seus temas de atuação são: Formação de Professores, Mentoria e Liderança em Educação, Práticas Pedagógicas e Inclusão. Atuante nas causas das diversidades em busca de uma sociedade mais inclusiva.

Fonte: Portal IFMG