Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NOTA OFICIAL: solidariedade às vítimas e contra violência escolar

NOTA OFICIAL: solidariedade às vítimas e contra violência escolar

publicado: 12/04/2023 17h09, última modificação: 12/04/2023 17h11

Nos últimos dias, o Brasil enfrentou episódios de violência nas escolas, quando estudantes, professores e até crianças foram atacados, feridos e mortos. O estarrecimento e tristeza nos paralisam em um primeiro momento, mas é preciso refletir e agir. O IFMG e sua comunidade acadêmica prestam solidariedade às pessoas atingidas e a todas e todos professores que têm sofrido violências cotidianas no exercício de sua profissão.

É urgente perguntar: por que nossas escolas têm se tornado alvo de tanta violência? Qual a razão de tanto ódio e ataques contra instituições e contra profissionais que são um esteio das sociedades democráticas?

É urgente que nos mobilizemos para exigir que haja ações enfáticas e eficazes para romper esse ciclo de ameaças e violências e proteger as escolas e as pessoas que exercem suas profissões nesses espaços, bem como as pessoas que buscam neles um ambiente saudável para estudar e se desenvolver.

Precisamos nos unir e construir uma cultura de paz e convivência saudável, com liberdade e respeito. Vamos, no IFMG, constituir um grupo para organizar propostas de ações que ampliem a proteção a nossas escolas, estudantes e profissionais da educação.

O IFMG se compromete ainda a levar essa pauta ao Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) de modo a pressionar para que haja atuação junto às bases parlamentares buscando ações para coibir a violência escolar.

Seguimos unidos e comprometidos com a educação e a paz em nossas escolas.