Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira revela talentos e reforça vocações para a área científica

Feira revela talentos e reforça vocações para a área científica

publicado: 10/11/2017 09h00, última modificação: 08/12/2017 12h37

Em sua quinta edição, a Feira de Ciências do IFMG - Campus Governador Valadares mostrou o potencial desse tipo de evento como importante estratégia pedagógica para a educação científica e difusão da ciência e também como espaço de divulgação e valorização de jovens talentos para a área.

Nove grupos de estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Meio Ambiente (TMA) e de Segurança do Trabalho (TST) demonstraram na prática muitas das teorias vistas em sala de aula. As experiências desenvolvidas pelos jovens cientistas conquistaram a admiração e o aplauso do público.

O evento, realizado no dia 28 de outubro, seguiu o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 - “A Matemática está em Tudo”. Além dos projetos dos alunos do Ensino Médio, a programação contou também com duas palestras: uma sobre a carreira de tecnologista na Comissão Nacional de Energia Nuclear e sua relação com a Matemática e outra sobre a interação entre a ciência forense e a sociedade. E com a oficina “Monocromia e policromia: calculando cores e formas”, conduzida pela profª Liara Biondo.

Projetos vencedores

No pódio da V Feira de Ciências do IFMG-GV figuraram, respectivamente, os seguintes projetos/grupos:

OURO - Modelo de velocímetro para bicicleta usando princípios de mecânica, magnetismo e programação (Alunos: Clarisse de Oliveira Gualberto, Lucas Gabriel Cordeiro Santana, Rogger Ferreira Ferraz de Andrade, Victor Henrique de Freitas Pessotti e Wagner de Oliveira Filho / Orientador: prof. David Augusto Lopes / Co-orientador: Thales Fernandes da Silva)

PRATA - Ouvindo a Matemática (Alunos: Júlia Keller, Ester Ribeiro, Fernando Bellice, Joyce Dutra e Evelyn Silva / Orientador: prof. David Augusto Lopes)

BRONZE - Aplicação do Número de Ouro: Uma linha tênue entre Matemática, Natureza e Arte (Alunos: André Luiz Souza Gomes, Bárbara Calixto Peixoto, Marcos Vinícius Reis Guimarães Leite, Mariana Jorge Medeiros Batista da Silva e Victoria Rodrigues Viegas / orientação: Profª Kênia Brant)

Confira fotos da V Feira de Ciências no FLICKR do Campus

Outras premiações

Medalhas e certificados de menção honrosa de competições diversas das quais os alunos participaram ao longo do ano também foram entregues.

Medalhas na OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas) 2016:
Lucas de Oliveira Nunes (2º TMA)  - Bronze
Diego Motinha MATOS (3º TMA) - Bronze
Sara Silvério (3º TMA) - Bronze
Cayro Teixeira de Siqueira Neto (3º TMA) - Prata

Medalha na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) 2017
Sara Silvério (3º TMA) - Bronze

Medalha na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) 2017
André Luiz Soares de Oliveira (2º TST) - Bronze
Fabrinni Dias Bastos (3º TST) - Bronze
Nillo Emanuel De Barros (3º TST) - Bronze

Menção Honrosa na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) 2016
Bárbara Saar Martins Oliveira (3º TMA)
Cayro Teixeira de Siqueira Neto (3º TMA)
Gabriel Camargo dos Santos (egresso TMA 2016)
Henon Sousa Gangussu (3º TMA)
Saymon Rafael da Silva Oliveira (3º TST)
Victor Henrique de Freitas Pessotti (3º TST)
Wagner de Oliveira Filho (3º TST)

Turmas Medalhistas na OIMSF (Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras) 2017
1° Técnico Integrado de Segurança do Trabalho
2° Técnico Integrado de Segurança do Trabalho
3° Técnico Integrado em Meio Ambiente

Agradecimentos

Para a professora Juliana Franco, presidente da Comissão Organizadora, o sucesso do evento foi possível devido ao intenso trabalho colaborativo. "Foi um privilégio participar da organização da quinta edição da Feira de Ciências. Como sempre fomos surpreendidos pelo empenho e criatividade dos estudantes na execução dos projetos, atuação na organização e participação massiva. Agradeço, especialmente, às convidadas externas, Georgia Joana (CNEN-RJ) e Claudiane Canuto (Polícia Civil - RJ), que abrilhantaram o evento palestrando sobre temas de grande interesse social e acadêmico: a energia nuclear e a perícia criminal”.

Franco ressalta ainda o trabalho das demais Comissões. “Parabenizo a todos os orientadores que dispuseram de seu tempo para ajudar as equipes participantes, à Comissão Avaliadora (técnica Karina Bicalho, professores Evandro Panquestor, Fábio Cruz, Marcos Miller, Cláudia Maia, Valcimar Silva e Thaís Felicori) pelo excelente trabalho. A todos os servidores da Comissão de Apoio Técnico, Giulliano Sousa, Virgílio Chagas, Karina Bicalho, Jaider Taveira, Ramon Albis e prof. Tonimar Senra, todos sempre muito prestativos. À Comissão de Comunicação e Divulgação, Ronaldo Roque e Fernanda Melo, que trabalharam a todo vapor e primor. Agradeço à profª Kênia Brant (Comissão de Recepção) pelo apoio e dedicação. E ainda à empresa EQUIPSEG que, gentilmente, fez uma mostra de EPI’s para os estudantes do curso de pós-graduação em Segurança do Trabalho. Finalmente agradeço à comunidade IFMG e ao público que prestigiou e apoiou o evento".