Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam da 1ª fase de olimpíadas da área de Matemática e Física

Estudantes participam da 1ª fase de olimpíadas da área de Matemática e Física

publicado: 15/05/2018 11h00, última modificação: 15/05/2018 11h00

Alunos dos cursos técnicos integrados do IFMG - Campus Governador Valadares participaram da 1ª fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF Internacional) e da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) nos dias 10 e 11 de maio, respectivamente. A participação dos estudantes nas competições se deu de forma voluntária.

Confira fotos no Flickr do Campus

A preparação para a OBF incluiu encontros semanais com o professor Valcimar Andrade, responsável pela aplicação da OBF no campus. Além disso, os professores David Lopes, Juliana Franco e Rodrigo Marques auxiliaram as turmas na preparação para a prova durante as aulas de suas respectivas disciplinas.

Um super simulado de Matemática foi aplicado no dia 09 de maio pelos docentes Francismara Guerra, Bruno Bragança e Carlito Balbino para melhorar o desempenho dos estudantes interessados em participar da OMIF.

Relevância

"Creio ser nossa missão garantir a participação de nossos estudantes neste tipo de competição. Fazemos isso há alguns anos nesta e em outras competições. Não queremos que eles apenas se sintam competidores, mas enxerguem as olimpíadas como instrumento de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e de melhoria do ensino, uma vez que todos os professores envolvidos utilizam as provas como referências em suas atividades. Além disso, é essencial para o país garimpar talentos e dar a esses subsídios para que se desenvolvam", avalia Valcimar.

“A OMIF tem uma grande relevância no âmbito das instituições que promovem o ensino técnico integrado, pois se baseia no conceito de interdisciplinaridade e aplicabilidade, como é a proposta dos IF’s. Além disso, esta é uma importante olimpíada, pois incentiva a melhoria do ensino em matemática e valoriza os talentos dos alunos”, opina Francismara.

Próximas etapas

O resultado final da 1ª fase da OBF está previsto para ser divulgado no dia 29/06. A prova da 2ª fase está agendada para o dia 18/08.

Pelo calendário oficial da OMIF, ainda está indefinida a data de publicação da lista de classificados para a 2ª fase, marcada para 19/10/2018.