Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática celebra talentos de estudantes de Valadares e região

O evento ocorrerá no auditório do IFMG-GV no dia 14/08, às 14h. Oitenta e três alunos de escolas públicas e privadas da região receberão medalhas
publicado: 13/08/2024 15h23, última modificação: 13/08/2024 15h26
Arquivo IFMG_Cerimônia regional 17a OBMEP + OIMSF 2022 e Canguru 2023_junho2023.jpg

Para celebrar o bom resultado conquistado por 83 estudantes de Governador Valadares e outras 15 cidades da região na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - edição 2023, será realizada uma cerimônia festiva para a entrega das medalhas e certificados de honra ao mérito. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (14/08), às 14h, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares. Contará com a presença de representantes da gestão do IFMG-GV, da Superintendência Regional de Ensino (SRE), da Coordenação Regional da OBMEP, e também de familiares e amigos dos discentes.

Além de alunos de escolas públicas e privadas da cidade, serão premiados pela 18ª edição da OBMEP discentes dos municípios de Aimorés, Açucena, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Engenheiro Caldas, Entre Folhas, Frei Inocêncio, Itanhomi, Mantena, Santa Efigênia de Minas, São Félix de Minas, São José do Divino e Sobrália.

Este ano, a OBMEP concedeu dois tipos de premiação: regional, voltada ao desempenho dos estudantes de cada estado na prova, e a nacional, que considerou os melhores desempenhos de participantes de todo o Brasil.

Na etapa regional da OBMEP 2023 serão premiados 83 estudantes, sendo quatro medalhistas de ouro, 22 de prata e 57 de bronze. Já no âmbito nacional serão contemplados 32 medalhistas, sendo três de ouro, nove de prata e 20 de bronze. Quadro completo de medalhistas aqui.

Os medalhistas nacionais de escola pública são convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.). O participante recebe bolsa mensal de R$ 300.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio. A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade..

Mais premiações

Durante a cerimônia, também será feita a entrega das medalhas a 17 estudantes do IFMG Campus GV que se destacaram no Concurso Canguru de Matemática 2024Trata-se da maior competição internacional de Matemática do mundo com mais de seis milhões de participantes por ano em mais de 95 países. É destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio.