Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus beneficia estudantes e professores de matemática com curso gratuito de aperfeiçoamento do IMPA
conteúdo

Notícias

Campus beneficia estudantes e professores de matemática com curso gratuito de aperfeiçoamento do IMPA

O curso faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), promovido pelo IMPA e realizado simultaneamente em instituições conveniadas de todo o país.
publicado: 07/02/2020 13h57, última modificação: 10/02/2020 12h17

Estudantes e professores de matemática, das redes públicas e privadas, tiveram a oportunidade de se qualificarem por meio da 37ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), curso oferecido pelo IFMG - Campus Governador Valadares em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), mais importante centro latino-americano de ensino de pós-graduação em matemática. A capacitação presencial foi ofertada gratuitamente, entre os dias 27 e 31 de janeiro, no Campus.  

As aulas expositivas, realizadas na parte da manhã, foram transmitidas diretamente do IMPA, no Rio de Janeiro, por meio de videoconferência. A parte prática aconteceu a tarde e contou com o suporte dos seguintes professores de Matemática do IFMG-GV: Renato Tolentino de Sene (coordenador local do Papmem), Willerson Custódio da Silva, Roberta de Amorim Ferreira, Ana Catarina Cantoni Roque, Narjara Yngrid Silva Cardoso, Marcos Miller Lopes Gonçalves (ex-professor substituto do Campus). 

No último dia de curso os participantes fizeram uma prova. Os que obtiverem 80% ou mais de aproveitamento receberão certificado de Curso de Atualização emitido pela Coordenadoria de Extensão do IFMG

Veja álbum de fotos do curso no Flickr 

Avaliação dos cursistas 

O estudante Carlos Fernando Costa Junior é egresso do curso técnico Integrado em Meio Ambiente do IFMG-GV e hoje cursa Licenciatura em matemática pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ele conta por que se interessou pela capacitação: “Era uma oportunidade de estar com pessoas mais experientes, trocar conhecimentos e por ser oferecido pelo IMPA, uma instituição com bastante prestígio e que só teria a agregar na minha vida acadêmica. O curso atendeu as minhas expectativas. No começo fiquei com receio de não entender nada, por ter algumas coisas que eu ainda não vi na graduação ainda, mas os professores que ministraram as aulas são excelentes e conseguiram transmitir o assunto de uma forma bem didática”. 

Outra contribuição do PAPMEM, na opinião de Carlos, foram as ideias para despertar mais interesse dos alunos na sala de aula. “O curso é excelente, foi muito útil porque trouxe para os professores uma nova forma de trabalhar dentro de sala, com oficinas, objetos geométricos impressos em uma impressora 3D, ou seja, a aula fica mais dinâmica e harmoniosa. Carlos Nehab, um dos professores do IMPA, disse que muitas nomenclaturas remetem a prisão, como por exemplo grade curricular, carga horária. Portanto, a escola aparenta ser como uma prisão para a criança/adolescente e, com o uso dessas novas formas de ensinar, conseguimos ‘prender’ a atenção da criança/adolescente e fazer com que ela aprenda com mais facilidade, deixando a escola mais atrativa e prazerosa”, avalia. 

Outra participante que ficou satisfeita com a capacitação é Natália Fernanda Alves, formada em matemática (licenciatura), pelo IFMG – Campus São João Evangelista, em 2016. A jovem professora considera importante buscar atualizações constantes na área profissional. “O curso é muito bom, traz um olhar diferente de alguns conhecimentos matemáticos que eu tinha até o momento, te tira da zona de conforto. Nem tudo [visto no curso] pode ser aplicado, pois foge um pouco da realidade vivenciada pelas nas escolas que já tive oportunidade de atuar. Mas é possível sim remodelar algumas coisas e aplicar, como demostrado durante o curso pelo professor [Carlos] Nehab sobre oficinas para o ensino fundamental. Achei muito interessante a proposta de criar/readaptar materiais que, até então seriam descartados, para atividades de ensino de matemática”. 

A realização da 37ª edição do PAPMEM pelo Campus ratifica a finalidade dos Institutos Federais de participar de programas de capacitação, qualificação e requalificação dos profissionais de educação da rede pública. “Foi muito gratificante poder coordenar este projeto em parceria com o IMPA e juntamente com a equipe do corpo docente da instituição, dos profissionais da TI e ainda com o apoio da Direção de Ensino, Direção de Extensão e Direção Geral do Campus. Nossa motivação foi de trazer para a região um programa que preza pela formação do docente da área de matemática. Esta parceria do IFMG-GV revela a preocupação em poder contribuir para uma educação de qualidade a partir da formação docente. Poder realizar o PAPMEM apresenta uma ação prática do compromisso do IFMG com a qualificação e aprimoramento dos professores da nossa região”, declara prof. Renato Tolentino

Saiba mais! 

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) consiste em treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil. É realizado desde 1990 abordando assuntos relativos, especificamente, ao Ensino Médio. 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma unidade de ensino e pesquisa qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC). O IMPA conta, atualmente, com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes.