Notícias
Abril Indígena promove debate plural sobre a realidade dos povos Krenak
Alunos, professores, técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares, além de pesquisadores de universidades locais e pessoas da comunidade participaram da roda de conversa "Borun do Watu: território, meio ambiente e resistência Krenak", atividade do Abril Indígena, realizada nos dias 10 e 11 de abril.
Confira outras fotos do evento em nosso Flickr
O objetivo do encontro foi discutir a complexa relação entre o território, o meio ambiente e os indígenas Krenak que vivem no município mineiro de Resplendor, bem como os desafios para manutenção da cultura e preservação ambiental diante do crime ambiental da Samarco, contaminação do Rio Doce e desmatamento da região.
Para conduzir a discussão foram convidados Waketan Krenak, liderança jovem da aldeia Atorãn, e Pablo Camargo, representando a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) - Regional MG-ES, apoiadora do evento.
A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) também se fez presente por meio da participação da profª Maria Terezinha Bretas Vilarino, integrante do Mestrado em Gestão lntegrada do Território (MGIT), o prof. Diego Jean Gregório, do curso de Direito, e Sandra Nicole, professora convidada da pós-graduação.
Prestigiaram também o evento o representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Myrtô Sucupira, e assessores do vereador Antônio Carlos, Maria Jaques, Maria Aparecida e José Basílio.
Balanço
Na avaliação da profª Etna Castro, eventos como esse são importantes para superar visões limitadas e preconceitos em relação aos indígenas, povos que contribuíram para a formação e identidade do povo brasileiro. “Cerca de 300 pessoas debateram, de modo plural e democrático, a situação dos Krenak, que vivem na região do Vale do Rio Doce. Essas rodas de conversa são pertinentes, pois muitos ainda têm uma ideia deturpada dos indígenas, principalmente por desconhecerem a sua cultura e os impactos dos crimes ambientais e humanitários contra as suas comunidades. Agradecemos a todos que nos prestigiaram".
Visita
Uma próxima atividade do Abril Indígena é a visitação à aldeia dos Krenak, em Resplendor.