Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 49º Diálogos: debate pautou conto que explora uma realidade triste e impactante

49º Diálogos: debate pautou conto que explora uma realidade triste e impactante

publicado: 15/08/2024 11h14, última modificação: 15/08/2024 11h41

No dia 7 de agosto de 2024, o projeto de extensão “Diálogos” realizou seu segundo encontro do ano VII, edição 2024 (49º na contagem geral), no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares. O evento teve como base o conto Pedra, papel e tesoura, escrito pela pernambucana Débora Ferraz e escolhido pela professora Etna Castro.

Durante o encontro, foram discutidas pautas de grande relevância, como "o que é a arte", "violência nas áreas periféricas", "maternidade na adolescência" e "o conceito de entropia", entre outros temas. O evento teve a participação da professora Talita Costa, que ofereceu uma perspectiva sociológica sobre as questões abordadas.

O evento foi aberto ao público, permitindo a participação de diversos estudantes que não fazem parte do projeto.

Diálogos_encontro 07/08/2024O conto “Pedra, papel e tesoura” aborda de forma sensível a história de Lorraine Xavier, uma jovem vítima de uma bala perdida durante uma troca de tiros entre traficantes e policiais em Bangu, Rio de Janeiro, em 2017. A autora apresenta a história com uma sensibilidade tocante, utilizando metáforas e analogias que ajudam a compreender o trágico evento, ligando conceitos físicos à narrativa.

Ao final do encontro, alguns estudantes deram retorno e suas respostas foram muito positivas. A aluna Bruna Cândida, do terceiro ano do Ensino Médio do curso técnico em Segurança do Trabalho (voluntária do projeto), comentou: "O Diálogos é sempre uma experiência enriquecedora, pois nos faz refletir sobre o mundo ao nosso redor. Este texto, em particular, nos fez pensar sobre a sensibilidade que precisamos ter com relação aos outros." Já a aluna Mariana Duque, do primeiro ano do Ensino Médio do curso de Meio Ambiente, destacou: "Foi um prazer participar deste encontro. O projeto é fundamental para o desenvolvimento da interpretação de textos e não decepciona na escolha dos materiais. O conto ‘Pedra, papel e tesoura’ trouxe temas importantes e pertinentes à vida de muitas pessoas.”

Programe-se!

No dia 18 de setembro, às 13h15, acontecerá mais um encontro do projeto “Diálogos” e, sem dúvida, proporcionará outra experiência enriquecedora, assim como os dois últimos eventos. Mais informações serão divulgadas em breve. Venha fazer parte desse projeto!

------------------

Conheça a equipe responsável pela cobertura do encontro:

Fotos e texto da notícia: Ana Beatriz de Oliveira Ribeiro, Ana Sofia Nascimento & Rhyllary Sarah Gomes de Souza, todas alunas do 1º TMA e voluntárias do projeto em sua atual edição. As alunas foram tutoradas pela professora Etna Castro e Wanderson Batista.