Notícias
Alunos do Projeto Alvorada realizam visita técnica à Horta Comunitária do Bairro São Benedito

Alunos do Projeto Alvorada participaram de uma visita técnica à Horta Comunitária do Bairro São Benedito. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes das práticas sustentáveis de cultivo e promover o aprendizado sobre agricultura urbana, alimentação saudável, responsabilidade ambiental e a construção da própria história.
Durante a visita, a equipe da Horta do São Benedito apresentou a história daquele empreendimento social destacando, em riqueza de detalhes, como foi o surgimento da ação, as dificuldades enfrentadas pelo grupo, que envolveu árduo trabalho, como, por exemplo, a logística de transporte de mais de 90 caminhões de terras para adaptação do local de cultivo, até os dias atuais. Ao longo de mais de 21 anos de uma rica história, o principal objetivo dos envolvidos na Horta do São Benedito é a segurança alimentar das famílias que fazem parte do projeto e não a comercialização da produção. Assim, apoiados pela comunidade ligada à Igreja Católica local, o grupo de mulheres segue firme e unido, plantando seu próprio alimento e inspirando outras histórias. Os próprios alunos do Alvorada, com essa visita à campo, renovaram o pedido para que possam desenvolver também uma horta nos mesmos moldes.
A Gestora do Núcleo de Inclusão Social e Produtiva, Cristiane Ramalho, que acompanhou o grupo, destacou a relevância da experiência: “Mais do que uma aula prática, esta visita foi uma oportunidade de mostrar aos alunos como o envolvimento comunitário e o cuidado com o meio ambiente podem caminhar juntos. Eles puderam ver de perto o impacto positivo que ações simples geram na vida das pessoas e na cidade.”
O Projeto Alvorada, desenvolvido pelo IFMG – Campus Conselheiro Lafaiete em parceria com a SENAPPEN, tem como um dos propósitos oferecer formação cidadã e profissional a jovens em situação de vulnerabilidade, por meio de oficinas, palestras e visitas técnicas. A experiência na Horta Comunitária do São Benedito reforça o compromisso do projeto em incentivar o protagonismo juvenil e a valorização das ações sustentáveis dentro e fora do ambiente escolar.


