Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2025 > Alunos do Projeto Alvorada participam de aula de empreendedorismo com professores do IFMG campus Ouro Branco
conteúdo

Notícias

Alunos do Projeto Alvorada participam de aula de empreendedorismo com professores do IFMG campus Ouro Branco

Os estudantes aprenderam a produzir um detergente líquido, no laboratório de ciências do campus, e pensaram em planos para marketing e futuras vendas do produto
publicado: 02/06/2025 12h53, última modificação: 02/06/2025 12h53

🆙 Na última quinta-feira, dia 29 de maio, aconteceu, no IFMG campus Conselheiro Lafaiete, uma aula de empreendedorismo para os alunos do Projeto Alvorada, ministrada pelos professores Dr. Pedro Xavier da Penha (Administração), Dra. Paula Cristina De Paula Caldas e Dr. Thiago Vinícius Toledo (Química), do IFMG campus Ouro Branco. A aula ainda contou com a participação da professora de Biologia (com formação em Bioquímica) do IFMG Conselheiro Lafaiete, Dra. Flaviane Silva Coutinho.

Durante a aula, os alunos do Projeto Alvorada aprenderam a fazer um detergente líquido – no laboratório de Ciências do campus –, cuja fórmula foi concebida pelos professores Paula e Thiago. Os alunos também foram orientados e motivados a pensar em planos para futuras etapas de marketing e vendas.

✅  O que é o Projeto Alvorada?

É um projeto criado por meio de celebração do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Tem como escopo principal possibilitar e ampliar o acesso de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares aos ambientes educacionais em todas as regiões do país. O objetivo é viabilizar para o público a permanência e a conclusão de atividades de formação, de modo a contribuir para atenuar a defasagem informacional e as rupturas com o mercado de trabalho, geradas ou agravadas pela experiência de aprisionamento.

Atualmente, no IFMG campus Conselheiro Lafaiete, o projeto, que oferece o curso FIC “Instalações elétricas prediais e noções de soldagem”, conta com professores de várias áreas e diferentes campi. É uma iniciativa coordenada pelos servidores Walass Gabriel dos Santos (coordenação geral) e Mariana Schuchter Soares (coordenação pedagógica), que conta também com uma equipe multidisciplinar (entre psicólogos, assistentes sociais e técnicos administrativos em Educação), e parcerias com o Presídio de Conselheiro Lafaiete e a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Conselheiro Lafaiete).