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ESCADA LITERÁRIA: DESPERTANDO O INTERESSE PELA LEITURA

por marcio.pires publicado 29/11/2024 12h01, última modificação 09/12/2024 20h22

Professores: Mariana Schuchter Soares e Julia Alves Rodrigues Carvalhal

Este projeto visa a estimular o contato com a literatura e despertar o interesse pela escrita e pela leitura nos alunos do ensino médio do IFMG Conselheiro Lafaiete, assim como trabalhar a noção de pertencimento dos estudantes ao campus. Por meio de uma intervenção artística, os alunos conhecerão mais sobre obras literárias e terão a oportunidade de se expressar. A ideia é colorir duas escadas da instituição. Uma delas se assemelhará a uma estante de livros, com lombadas de livros que já foram ou serão estudadas em diferentes disciplinas, de escritores consagrados, bem como de livros conhecidos que serão escolhidos pelos próprios alunos, por meio de enquetes no Instagram. Na segunda escada, serão escritas frases de grandes autores (uma por degrau), com diferentes temas, e entre elas, registraremos também as três melhores frases de alunos do campus, que serão escolhidas por meio de um concurso literário. Ainda no escopo da literatura, serão realizados: (i) feira para troca de livros; (ii) campanha de arrecadação de livros infantis e infanto-juvenis para doação a escolas municipais de Conselheiro Lafaiete, (iii) apresentação teatral, e (iv) diferentes formas de intervenção no campus, destacando a importância da literatura para a formação acadêmica e cidadã. Considerando que literatura e arte estão em simbiose, estaremos também estimulando a criação de artes visuais, por meio do uso de tintas e pincéis e da modificação da paisagem linguística (PENNYCOOK, 2009) da escola. Ainda há outra contribuição, que é afirmar o sentimento de pertencimento ao campus dos estudantes, como membros de uma comunidade que vivencia, valoriza e cuida do espaço coletivo (BRUNIERA (2016); AMARAL (2006)). O sentido de pertencimento escolar é aquele que, além do conteúdo curricular, privilegia a emoção e a afetividade que o espaço possa proporcionar a toda a comunidade. Isto é possível quando os sujeitos desenvolvem, neste local, valores atrelados aos seus sentimentos e à sua identidade cultural e simbólica (RAFFESTIN,1993, p.144).