Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2024 > Alunos do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete participam da 54ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

publicado: 23/09/2024 13h40, última modificação: 23/09/2024 15h42

🚀 Alunos do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete participaram da 54ª Jornada de Foguetes que aconteceu entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.  A Jornada de Foguetes é um evento anual realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), responsável pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Em sua 54ª edição, o evento reuniu as 80 melhores equipes de fogueteiros do país, oferecendo uma oportunidade única para que jovens talentos aplicassem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o interesse por ciência e tecnologia. Para chegar até a Jornada, as equipes enfrentaram várias etapas, desde a construção dos foguetes até a demonstração de suas habilidades em engenharia e aerodinâmica na MOBFOG.

Acompanhados pelo Professor de Física Fernando Jesus de Oliveira, o Campus Conselheiro Lafaiete foi representado pela equipe Propulsores Cósmicos formada pelos estudantes Arthur Rafael Vieira Soares, do segundo ano do curso técnico integrado em Eletrotécnica, Diego de Oliveira Assis e Daniel da Silva Moreira, ambos do curso técnico integrado em Mecânica.

🆙 Esta equipe obteve um resultado expressivo, alcançando a marca de 282,9 metros no lançamento do fogueteCLIQUE AQUI.

Durante o evento, a equipe Propulsores Cósmicos além de apresentar seu trabalho, teve a oportunidade de participar de oficinas de construção de diferentes tipos de foguetes e de assistir a diversas palestras e apresentações de outras equipes, enriquecendo ainda mais a experiência.

Após terem conquistado anteriormente duas medalhas de prata – uma em maio na Copa Sudeste de Foguetes,  realizada pelo Conglomerado Estelar Educacional na Fadminas, Lavras, MG, e outra em junho na Olimpíada Mineira de Foguetes (OMF), promovida pela Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, MG  – a equipe Propulsores Cósmicos foi finalmente premiada com a tão almejada medalha de ouro na Jornada de Foguetes, RJ . Com essa vitória, a equipe se consagrou como recordista municipal na cidade de Conselheiro Lafaiete, além de estabelecer um novo marco dentro do IFMG.

Parabéns a todos!!! 🏅