Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2017 > PINTURA MURALISTA – SIGNOS E IDENTIDADES
conteúdo

Notícias

PINTURA MURALISTA – SIGNOS E IDENTIDADES

publicado: 25/04/2016 04h17, última modificação: 05/03/2017 15h46

Arte e educação estão no âmbito do humano, são exercícios de relações e produções humanas e se relacionam diretamente com a dimensão sensível do ser. Mas, além do exercício da sensibilidade, a arte-educação abrange conteúdos específicos, pois é uma área de conhecimento e precisa ser trabalhada nos contextos formais e informais de ensino como tal. Louis Porcher afirma que “a prática das atividades artísticas representa um fator altamente favorável para o desenvolvimento de toda a personalidade e, especialmente, dos seus aspectos intelectuais” (PORCHER, 1982, p. 30). Ou seja, a arte é um fazer, formativo, uma linguagem de todos nós, isto é, trabalho. Mas também é um fazer expressivo, sensível, dotado de sentido, ou seja, pressupõe linguagem. Essas são as principais bases do conhecimento em arte, seja no teatro, na dança, nas artes visuais ou em suas ramificações. Dessa forma, o projeto realiza diferentes atividades, atualmente estamos com 3 oficinas: Artes Visuais, Teatro e Dança. Desde março deste ano realizamos exposições, eventos e apresentações teatrais no próprio campus e no Centro Cultural Barão do Suaçui em Conselheiro Lafaiete, ampliando o diálogo artístico e estético entre docentes, discentes, pais e comunidade em geral.

O projeto começou no início dos meus trabalhos (após nomeação), no IFMG – Campus Avançado Conselheiro Lafaiete, em março de 2016. Primeiramente, como um projeto cadastrado internamente no campus e após, como projeto aprovado no último edital de extensão e que se encontra em andamento até este momento. “Conhece-te a ti mesmo, inventa-te a ti mesmo...” é um projeto de pesquisa e extensão na área de Artes Visuais/Teatro/Dança, enquadrando-se na área temática Cultura e Artes e visa oportunizar o diálogo entre os alunos dos cursos Técnicos Integrados: Eletrotécnica, Mecânica e dos cursos do subsequente do IFMG - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete e comunidade em geral. Se objetiva a ampliar o espaço de produção artística dentro da mesma Instituição. Refere-se a cursos, exposições, apresentações e produções artísticas produzidas pelos discentes dos referidos cursos, abertas à comunidade, ampliando assim o espaço de conhecimento, produção em Arte e integração com a sociedade.

Dessa forma, o projeto se objetiva a oportunizar aos discentes e comunidade em geral um espaço para desenvolver suas habilidades artísticas e expressivas apoiadas nos conhecimentos teóricos e práticos do fazer artístico, fomentando a ação cultural e ampliando o espaço de comunicação entre o IFMG – Campus Avançado Conselheiro Lafaiete e a sociedade local. Atualmente contamos com o apoio da Direção do Campus - Rodrigo de Andrade Reis, docentes, servidores (técnicos e terceirizados), com a bolsista do projeto - CAROLINA CASTRO QUINTAS – ELETROTÉCNICA 2º ANO, com a assistente social Ana Flávia Melillo Ramos, além da área pedagógica: Andréa Sousa dos Santos  e Daniella Chaves Janoni Nogueira.

• Sobre a pintura muralista: de onde surgiu a ideia? Com qual intenção? 

O Projeto: PINTURA MURALISTA – SIGNOS E IDENTIDADES faz parte das atividades do Projeto de Pesquisa e Extensão “Conhece-te a ti mesmo, inventa-te a ti mesmo...” sob a coordenação da professora Marcela Lima. O Muralismo, pintura mural ou parietal refere-se a pinturas executadas sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície ou em painéis montados para uma exposição permanente. Minha formação é em Artes Plásticas pela UFJF – paralelo as Artes Visuais, tanto a dança como o teatro fizeram e fazem parte da minha vida, dessa forma, conclui duas especializações, uma em Arte e Educação pela PUC – MG e outra em Dança (UFBA – em parceria com a Faculdade Angel Vianna – RJ) e, após, fiz meu mestrado em Artes Cênicas pela UFBa – Salvador - BA, porém, a pintura é algo presente e permanente em minha existência. Ao entrar no Campus Avançado Conselheiro Lafaiete e me deparar com tantas paredes brancas e sem vida, pensei... Porque não colorir esse espaço e preenche-lo de vida? Dessa forma, criei o edital: PINTURA MURALISTA – SIGNOS E IDENTIDADES, nele, os alunos do Campus puderam se inscrever com seus desenhos e projetos em cores. Os trabalhos inscritos abordavam expressões que caracterizavam a formação para a diversidade, esse foi um dos quesitos para a seleção dos desenhos que se tornariam murais pelo Campus.

A participação dos discentes está sendo maravilhosa, todos os alunos dos cursos integrados participaram e participam da produção e finalização dos murais, assim como dos eventos culturais. Criou-se um espaço mais atrativo, no qual, eles se reconhecem, afinal, os desenhos ali produzidos como murais são deles, sendo assim, eles estão criando, produzindo uma história no Campus com seus próprios registros, desenhos, pinceladas, muitos tênis, calças e blusas respingadas de tintas e, isso, é maravilhoso!!! 

O PROJETO: PINTURA MURALISTA – SIGNOS E IDENTIDADES contemplou produções (desenhos – esboços) somente dentro da proposta DIVERSIDADE. O aluno teve que relacionar o esboço (desenho) ao espaço pré-definido por eles na ficha de inscrição, ex: entrada do Campus, secretaria, laboratório, auditório, biblioteca, sala dos professores, enfim... As paredes nas quais seriam executados os murais. Dessa forma, primeiramente foram necessárias aulas práticas sobre: tinta vinílica e trabalhar pinceladas, texturas, teoria sobre cor, composição, forma e conteúdo. Sendo assim, partir para as paredes foi algo muito diferente do papel, suporte que eles estavam mais acostumados a trabalhar. E, de certa forma, ao ver a pintura livre e disponível para todos os olhares daqueles que frequentam o Campus, além da comunidade externa, foi e é um lugar de exposição e de coragem para os discentes e, aí está o lugar de toda potência e transformação, (descobrir-se, transformar-se, reinventar-se) no qual o projeto se instaura e se configura na sua importância na educação contemporânea pela-na-arte.

 Um depoimento da bolsista CAROLINA CASTRO QUINTAS – ELETROTÉCNICA 2º ANO sobre os murais: 

“Fiquei muito feliz pelos meus desenhos terem sido escolhidos e, mais ainda, por poder pintar com meus amigos e professores, tem sido uma experiência divertida e nova para mim, pois eu nunca havia pensado em trabalhar com murais, principalmente podendo ser bolsista em uma área que eu amo, que é a Arte!”

Texto: