Notícias
IFMG oferta mais de 4.800 vagas entre cursos técnicos e superiores
(28/09/2018) Começa na segunda-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Vestibular 2019/1º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo, será ofertado número recorde de vagas. São 4.839 oportunidades, distribuídas em 113 cursos, nas modalidades técnico (integrado e subsequente) e superior, para 18 cidades onde a instituição possui campus.
Os interessados em se inscrever devem acessar o portal do IFMG, no endereço www.ifmg.edu.br, entrar na página do Vestibular, ler todas as informações disponíveis nos editais 70, 71 e 72 e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 31 de outubro. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.
Isenção da taxa de inscrição
Quem precisar solicitar isenção do valor deve ficar atento ao prazo. No caso do candidato que vai se inscrever em um curso técnico, terá que pedir a dispensa do pagamento entre os dias 1º e 5 de outubro. Já o candidato às vagas dos cursos superiores, tem o período de 1º a 31 de outubro para registrar o pedido no sistema de inscrição. As regras para fazer a solicitação estão disponíveis no item 7 do edital 70.
Ações afirmativas
Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve consultar o item 4 do edital nº 70.
Ingresso pelo ENEM e SISU
Para concorrer às vagas de graduação, os candidatos terão duas opções de ingresso. A primeira delas, regida pelo edital nº 72, é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplicará provas, já que vai utilizar os resultados do Enem de 2018, 2017 ou 2016. Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. A segunda opção é via SISU, em edital específico a ser lançado em janeiro de 2019.
No caso de ingresso pelo Enem, o sistema do IFMG utilizará o exame com maior nota para classificar os candidatos inscritos, caso ele tenha participado de mais de uma edição.
Ingresso dos cursos técnicos
As provas do Vestibular (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas em 9 de dezembro de 2018. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário de realização do exame. Poderá realizá-lo em cidades onde houver campus do IFMG, desde que haja vaga para o curso escolhido no referido campus.
Onde estudar
O IFMG é uma instituição pública de ensino criada em 2008, com a Lei 11.892. Completa 10 anos no próximo mês de dezembro. Atualmente, a instituição, com Reitoria instalada em Belo Horizonte, possui campi em 18 cidades, nas seguintes regiões de Minas:
- Metropolitana de BH: Betim; Ibirité; Ribeirão das Neves; Sabará; Santa Luzia.
- Central: Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Itabirito; Ouro Branco; Ouro Preto; Ponte Nova.
- Centro-oeste: Arcos; Bambuí; Formiga; Piumhi.
- Leste: Governador Valadares; Ipatinga; São João Evangelista.
Em Ibirité, o campus, recém-construído, abre o ingresso para turmas regulares pela primeira vez.
Com oferta de educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, o IFMG articula suas ações em função do desenvolvimento regional. Os cursos abrangem desde a formação técnica à pós-graduação.
Acesso à página do Processo Seletivo 2019/1 no Portal do IFMG
Vídeo do Edital do Processo Seletivo 2019/1 em Libras
Vídeo sobre Assistência Estudantil no IFMG
Cursos de Graduação/Técnicos subsequentes - Saiba mais (em breve)
Cursos Integrados - Saiba mais (em breve)
Cursos oferecidos no campus Conselheiro Lafaiete
Técnico em Eletrotécnica
O Curso Técnico em Eletrotécnica é ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Avançado Conselheiro Lafaiete – nas modalidades integrado e subsequente desde 2015. Tal curso busca, de forma contínua, a atualização dos conteúdos ministrados e a modernização de sua infraestrutura, a fim de se adequar às novas tecnologias e à demanda de novos equipamentos que entram no mercado de trabalho.
O objetivo fundamental do curso é formar profissionais com competência técnica para executar e gerenciar atividades de implantação, operação e manutenção de instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos, atuando de forma ética e comprometida com a responsabilidade social necessária para promover o desenvolvimento do setor produtivo e das relações sociais, de acordo com as tendências tecnológicas da região.
Formar técnicos de nível médio em Eletrotécnica aptos a:
• promover ações de gerenciamento, planejamento, operação e manutenção dos equipamentos elétricos;
• acompanhar e executar projetos de manutenção de instalações elétricas, a partir das normas de segurança e qualidade do controle e dos processos industriais;
• realizar procedimentos de manutenção preventiva em sistemas elétricos;
• avaliar sistemas de segurança para instalações elétricas nas áreas industrial, predial ou residencial; e
• executar projetos de instrumentação eletrônica em processos industriais.
Para mais informações sobre o curso clique aqui
Técnico em Mecânica
O Curso Técnico em Mecânica é ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Avançado Conselheiro Lafaiete – nas modalidades integrado e subsequente desde 2015. Tal curso prioriza a formação de estudantes como cidadãos e futuros profissionais, tendo como foco a atualização dos conteúdos ministrados e a modernização de sua infraestrutura, a fim de se adequar às novas tecnologias e à demanda cada vez mais exigente do mercado de trabalho.
O principal objetivo é formar Técnicos em Mecânica que respeitem os princípios morais, o meio ambiente, a ética e os princípios sociais inerentes à profissão, tudo isso de forma integrada onde as disciplinas da área básica irão constantemente interagir entre as disciplinas técnicas dando um subsídio melhor para o aproveitamento do curso. Além disso, tem por propósito alcançar um nível elevado nas quatro áreas de conhecimentos que são exigidas de um concluinte do ensino médio. Visa ainda, a partir da matriz curricular do curso, da infraestrutura requerida e dos profissionais envolvidos, garantir o perfil desejado de seu egresso e o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas. Enfatiza a formação de um profissional capaz de dialogar com a diversidade cultural, econômica e social do mundo do trabalho, enfrentar novos desafios científicos e tecnológicos de sua área e, principalmente, comprometidos com problemas de ética, sustentabilidade e responsabilidade social, inerentes à profissão.
Ao final de sua formação profissional, o Técnico em Mecânica tem competências que contemplam habilidades e conhecimentos para:
- elaborar e executar projetos de sistemas eletromecânicos;
- montar e acompanhar a instalação de máquinas e equipamentos;
- planejar e realizar manutenção preventiva e corretiva;
- desenvolver processos de fabricação e montagem;
- elaborar documentação, utilizando recursos de informática;
- elaborar relatórios, gráficos, tabelas, demonstrativos e pareceres;
- realizar compras e vendas técnicas;
- participar na elaboração de normas e procedimentos de segurança no trabalho e preservação ambiental;
- atuar na análise e pesquisa de mercado;
- propor melhorias nos processos de fabricação;
- prestar assistência técnica;
- ser capaz de dialogar com a diversidade cultural, econômica e social do mundo do trabalho;
- ser capaz de enfrentar novos desafios científicos e tecnológicos de sua área;
- ser comprometido com problemas de ética, sustentabilidade e responsabilidade social
Para mais informações sobre o curso clique aqui