Notícias
Programa Autonomia e Renda Petrobras celebra conclusão da primeira turma ofertada em Minas Gerais
Após dez meses de atividades, o curso de Mecânico de Máquinas Industriais realizado pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Betim do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) chegou ao final. Para celebrar a certificação da primeira turma concluída pelo Programa no estado, foi realizada uma cerimônia nesta quarta-feira (23/07), no auditório do Campus.
A jornada dos 18 concluintes teve início em outubro de 2024. De lá pra cá, eles adquiriram conhecimentos teóricos e práticos por meio da participação em aulas presenciais, palestras, visitas técnicas e diversas atividades voltadas à formação técnica e cidadã.
As atividades promovidas reforçaram a proposta do Programa Autonomia e Renda de promover uma qualificação profissional de qualidade e, assim, ampliar as chances de empregabilidade de seus egressos. É o que espera o estudante Rafael Leite. “Chegamos até aqui com muito sacrifício e muita força de vontade. Saio com o pensamento de que estou preparado para colocar em prática o conhecimento adquirido e pronto para ingressar em um mercado de trabalho tão competitivo”, destaca.
A recém-formada Margarida de Souza resume sua experiência no Programa como algo transformador em sua vida. “Para mim, uma palavra que resume tudo é ‘gratidão’. Não foi fácil minha trajetória, pensei em desistir em alguns momentos, mas valeu a pena persistir. Agradeço imensamente aos meus colegas, coordenadores, professores, ao IFMG e à Petrobras por terem contribuído para que eu chegasse até aqui. Agora, quero trabalhar e seguir aprofundando meus conhecimentos na área”.
Conquistas
A realização do primeiro curso ofertado pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma conquista coletiva. A coordenadora do Programa Autonomia e Renda Petrobras do IFMG, Marie Luce Tavares, ressalta a potência da parceria entre as instituições envolvidas no programa Autonomia e Renda: IFMG, Petrobras e Faifsul. “Espero que este laço firmado seja perene e continue rendendo frutos, gerando cada vez mais oportunidades de qualificação profissional para milhares de pessoas que estão nos territórios de operação da Petrobras. Que seja um programa que venha sempre com essa política de acesso, permanência e êxito tão importante."
Parceiros
O evento contou com a participação de diversos representantes institucionais. Pela Petrobras, estiveram presentes: o gerente setorial de Manutenção de Equipamentos Dinâmicos da REGAP – Petrobras, Alessandro Ugolini; o gerente da Usina Termelétrica de Ibirité – Petrobras, Alexandre Silva dos Santos; e o membro da Equipe da Responsabilidade Social Regional, Felipe Pinheiro Martins de Paiva. O IFMG esteve representado pela coordenadora adjunta nacional do Programa Autonomia e Renda, Angela Rangel Ferreira Tesser; pela reitora em exercício, Heloisa Cristina Pereira; e por outros atores institucionais. Além deles, houve a participação de representantes de setores da Polícia Militar (PM/MG) e do diretor do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (SINDIPETRO/MG), Cristiano Almeida Pereira.
Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi. Seu principal objetivo é qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho.
Acompanhe o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @ifmgnarede e @ifmg.betim para saber mais.
