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Professor publica verbete em importante obra de Arte/Educação
O professor Tiago Cruvinel, docente do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Betim, acaba de publicar um verbete no prestigiado livro Léxico da Arte/Educação Brasileira, organizado por Juliano Casimiro e outros, e lançado pela Editora CRV. A obra reúne contribuições de diversos pesquisadores de referência no campo da Arte/Educação, destacando-se como um marco significativo na área.
Segundo Ivone Richter, uma das pesquisadoras envolvidas na iniciativa, Léxico da Arte/Educação Brasileira é "um marco representativo de nossa caminhada política e conceitual. [...] Um trabalho elaborado de forma coletiva: um grupo de vinte e quatro pesquisadoras/es das quatro áreas de conhecimento em Arte, selecionados democraticamente, se debruçaram sobre termos, vocábulos, expressões do ensino das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Este livro representa um marco histórico, político e de referência para as/os que pensaram a FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil), mas também um ponto de referência ou de partida para ser continuado ao longo do tempo, pela manutenção e melhoria das formações e atuações no campo da Arte/Educação".
A publicação do verbete reforça a trajetória acadêmica de Tiago Cruvinel, reconhecido por suas contribuições nos campos da arte, educação e teoria crítica. Seu trabalho evidencia a importância da construção coletiva no fortalecimento da Arte/Educação brasileira.
O verbete intitulado "Objeto de conhecimento em Teatro" apresenta o teatro como um espaço de encontro, criação e reflexão crítica. Cruvinel explica que os "objetos de conhecimento" abrangem desde os contextos históricos e culturais onde o teatro se desenvolve até os processos criativos e metodologias de encenação. O texto também mostra como o teatro pode abordar questões urgentes da sociedade, como patriarcado, racismo e desigualdades de gênero, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento crítico e inclusivo. Ademais, o trabalho reforça a importância de considerar perspectivas como o transfeminismo e o afrotransfeminismo no ensino e prática teatral, promovendo abordagens que rompem com padrões tradicionais e incorporam a multiplicidade de vozes sociais. Com isso, o verbete não apenas amplia o alcance das teorias e práticas teatrais, mas também fornece ferramentas para educadoras, educadores, artistas, pesquisadoras e pesquisadores em busca de um teatro mais inclusivo e transformador.