Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais Mulheres na Indústria: Programa Autonomia e Renda Petrobras fortalece equidade de gênero no setor técnico
conteúdo

Notícias

Mais Mulheres na Indústria: Programa Autonomia e Renda Petrobras fortalece equidade de gênero no setor técnico

No Dia Internacional da Mulher, projeto destaca avanço feminino em um setor tradicionalmente masculino
publicado: 07/03/2025 18h32, última modificação: 07/03/2025 18h32

Neste Dia Internacional da Mulher, enquanto refletimos sobre os desafios que ainda precisam ser superados na luta por equidade de gênero, o Programa Autonomia e Renda Petrobras celebra um marco significativo: a presença de 50% de mulheres na turma do curso de Mecânico de Máquinas Industriais, ofertado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Betim. Em um setor historicamente dominado por homens, essa conquista representa um avanço na promoção da inclusão e da representatividade no mercado de trabalho.

Além do ensino técnico, as alunas recebem bolsas-auxílio de R$ 660,00. Para mulheres com filhos de até 11 anos, o valor sobe para R$ 858,00, garantindo melhores condições para que conciliem estudo e maternidade. O incentivo de ingresso das mulheres nos cursos ofertados reforça o compromisso do Programa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres em áreas de alta demanda, como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática  (STEM).

“Ao incentivar a participação feminina em setores tradicionalmente masculinos, não estamos apenas qualificando mão-de-obra, mas promovendo uma transformação social profunda. Cada mulher que ocupa um espaço na indústria abre caminho para muitas outras", destaca Sílvia Almeida, coordenadora do programa em Minas Gerais.

 

Mulheres na Indústria: um caminho de desafios e oportunidades

Apesar dos avanços, a participação feminina em setores industriais e técnicos ainda é reduzida. Dados do Fórum Econômico Mundial (2023) indicam que apenas 29,2% das mulheres estão representadas em áreas STEM globalmente. No Brasil, a desigualdade é ainda mais expressiva: segundo o IBGE e a CNI, as mulheres ocupam menos de 10% das vagas em segmentos como Mecânica e Engenharia. A presença expressiva de mulheres no curso de Mecânico de Máquinas Industriais desafia essa realidade.

Para muitas, esta é a chance de romper com ciclos de vulnerabilidade econômica, ampliando suas perspectivas de emprego e renda, como fica claro na fala da aluna Margarida Marta de Souza, de 48 anos, mãe de dois filhos (um deles com deficiência). “Faz 14 anos que estou sem trabalhar fora. Esse curso veio num momento em que eu precisava de algo para levantar meu ego. Estava muito presa dentro de casa e vi nesse curso uma oportunidade grande para voltar ao mercado de trabalho e mudar de vida.”

 

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, fruto da parceria entre a Petrobras, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan SENAI SESI, visa capacitar gratuitamente pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo formação qualificada e bolsas-auxílio para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. No IFMG Betim, o curso teve início em outubro de 2024 e conta com 30 estudantes.

Para mais informações sobre o Programa e os cursos oferecidos, entre em contato pelo e-mail comunicacao.ar@ifmg.edu.br ou acesse o site: www.autonomiaerenda.com.br