Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG Campus Betim participam da 26ª Mini-ONU
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFMG Campus Betim participam da 26ª Mini-ONU

publicado: 23/10/2025 17h42, última modificação: 23/10/2025 17h43

Nos dias 12 a 14 de outubro de 2025, quatro estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG-Campus Betim, junto aos professores Alex Lara e Paulo Borges, participaram da 26⁰ Mini-ONU, a maior simulação colegial das Organização das Nações Unidas da América Latina, sediada e organizada pela Faculdade de Relações Internacionais da PUC Minas-Coração Eucarístico.

Durante os três dias de simulação, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o papel de diplomatas, exercitando habilidades como argumentação, negociação, oratória e pensamento crítico, além de aprimorarem seus conhecimentos sobre relações internacionais, geopolítica e cooperação global.

A experiência proporcionou aos participantes uma imersão no funcionamento das Nações Unidas, com discussões e votações conduzidas de acordo com os protocolos oficiais da organização. As delegações, em seus respectivos comitês, debateram os seguintes temas: UNESCO (2024) – Repatriação de bens culturais no contexto pós-colonial; ONU Mulheres (2025) – Empoderamento econômico de mulheres; OMS (2024) – Impactos das mudanças climáticas nas doenças crônicas mais recorrentes; e FIFA (2025) – Racismo e xenofobia no esporte internacional. Esses são temas de grande impacto global que, durante os debates, desafiaram os participantes a construir resoluções coletivas, equilibradas e eficientes para cada pauta.

Participaram os discentes: Marcelo Nascimento Leal, estudante do 1º ano do curso técnico em Automação Industrial, representando a República de Cabo Verde na UNESCO; Eduarda Dias, estudante do 1º ano do curso técnico em Química, representando a República de Gana na FIFA; Max Ramos de Souza, estudante do 2º ano do curso técnico em Química, representando a República Democrática do Congo na OMS; e Maria Eduarda Salvador, estudante do 3º ano do curso técnico em Mecânica, também representando a República Democrática do Congo, na ONU Mulheres.

De acordo com Marcelo, “a Mini-ONU é muito mais do que um simples evento. É um espaço de exercício da escuta, da argumentação e do pensamento crítico sobre tudo o que vivemos como sociedade”.

A participação dos estudantes do IFMG-Campus Betim no 26º MiniONU, representou uma experiência de aprendizado, que uniu conhecimento teóricos com a prática diplomática. Ao se engajarem em debates sobre temas de relevância mundial, os discentes desenvolveram competências essenciais para a sua formação, como cooperação, empatia e pensamento crítico, além de ampliarem sua compreensão sobre os desafios atuais da sociedade internacional. A experiência reforça o compromisso do campus com uma educação integrada, reflexiva e voltada à construção de um mundo mais justo, participativo e solidário.

Texto de: Marcelo Nascimento Leal