Notícias
Campus Betim conquista 11 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências
Estudantes dos cursos técnicos do Campus Betim conquistaram 11 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020. A competição foi realizada em duas fases, realizadas de forma online. As provas envolviam questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.
A partir da experiência bem sucedida com a preparação dos estudantes para a Pré-Olimpíada de História, as alunas e os alunos procuraram os professores do Campus Betim para que fosse desenvolvido o mesmo trabalho com a ONC. Com isso, foi criado um projeto de ensino coordenado pelo professor Tiago Cruvinel, com participação dos docentes responsáveis pelas disciplinas de História, Química, Física e Biologia. O projeto consistiu no debate e na resolução das questões de provas anteriores, por diferentes professores das áreas específicas.
“Acredito que o resultado extraordinário da participação dos estudantes vem em decorrência do esforço e empenho deles e também dessa nova forma de pensar as Olimpíadas como projeto de ensino”, comentou Tiago.
Neste ano de 2021, será realizado um grande projeto integrador, com os estudantes do primeiro ano, a partir de debates interdisciplinares em torno de questões de diferentes Olimpíadas. Assim, os estudantes irão perceber como os docentes respondem uma questão e as estratégias adotadas por cada um deles.
"O mais legal dessa experiência é perceber quando os docentes problematizam as alternativas e cada um mostra a sua visão a partir do seu conhecimento prévio. Isto é, nem sempre os docentes concordam e podem não chegar a uma concessão em relação à questão. Isso ocorre, principalmente com a Olimpíada de História, em que há apenas uma alternativa errada e as demais têm níveis diferentes de acerto", complementou o professor.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental
Medalha de Ouro
- Danilo Matos de Oliveira - 2º ano
- Aline Graciele Henriques Campos - 3º ano
Medalha de Prata
- Marina Sales Reis - 3º ano
- Renato Amorim Rosa - 3º ano
- Cecília Lorraine Santos Fernandes - 3º ano
- Celine Amaral Melo - 3º ano
- Júlia Alessandra Oliveira Roncalle - 3º ano
Medalha de Bronze
- Clarice Pena dos Santos - 2º ano
- Laila Miguel Said Carvalho - 2º ano
- Caio Rodrigues da Cruz - 1º ano
- Samara dos Anjos Almeida - 1º ano
Menção Honrosa
- Hudson Vinicius de Almeida Lima - 2º ano
- Renata Luciane dos Santos Sobrinho - 1º ano
- Julio Cesar Queiroz Carvalho - 1º ano
- Rafaela Caroline Pereira Santos - 3º ano
- Ludmila Querem Teixeira - 1º ano
- Maria Pagotto Lassandro - 3º ano