Colegiado
Atas de Reuniões até 31/10/2018
Reunião para deliberação acerca da solicitação feita a este colegiado por aluno, que requer autorização para alteração do regime de estágio não obrigatório.
I- Deliberação sobre o calendário acadêmico da Engenharia Mecãnica sugerido pelo NDE em reunião realizada no dia dez de dezembro de dois mil e dezoito, com ata registrada no SEI através do processo 23808.000755/2018-51;
II- Avaliação do plano de estudos sugerido por aluno, a ser cumprido ao ingressar no Programa mobilidade acadêmica, realizando intercâmbio em Portugal.
I- Apreciação de pedidos de ajustes de matrículas fora dos prazos definidos no calendário acadêmico;
II- Sugestão do NDE para o destacamento de um professor do departamento de Engenharia Mecânica para se dedicar ao estudo do instrumento de avaliação do curso desenvolvido pelo INEP e indicação de ações que objetivem a nota máxima na avaliação;
III- Nova composição do colegiado.
I- Oferta de disciplinas que não seriam ofertadas regularmente no semestre de 2019/2;
II- Extinção da comissão do TAI;
III- Exposição da necessidade de definição de corpo docente e tutorial para disciplinas ofertadas na modalidade de ensino a distância.
I- Avaliação de alteração de ementas de disciplinas;
II-Proposta de aumento de carga horária para a disciplina Transferência de Calor;
III- Proposta de troca de períodos entre as disciplinas Computação Aplicada e Química Geral;
IV- Apreciação de solicitação de renovação de matrícula fora do prazo estabelecido, requerida por aluno;
V- Definição de calendário de reuniões ordinárias do Colegiado;
VI- Proposta de abertura de empresa júnior no campus;
VII- Ações em casos de renovações de matrícula no curso sem sugestão de matrícula em qualquer disciplina.
Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 09 e 23/08/2019
I - Discussão, via e-mail, sobre alterações nas disciplinas Máquina de Fluxo do sétimo período e Projetos Mecânicos do décimo período.
Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 23 e 27/08/2019
I - Discussão, em ambiente virtual a necessidade de atualização semanal do registro de frequência dos alunos e o prazo máximo de quinze dias para lançamento de notas de atividades avaliativas realizadas em todas as disciplinas do curso.
Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 02 e 03/09/2019
I - Análise de documentação e deliberação sobre aprovação de Plano Acadêmico da Empresa Júnior.
I- Manutenção das ementas de Física I e Dinâmica como no PPC vigente, desconsiderando as alterações aprovadas pela ata do colegiado do dia 04/07/2019;
II- Deliberação sobre a necessidade de exigência de co-requisitos para matrículas de alunos atendidos pelo NAPNEE nas disciplinas TAI;
III- Definição da grade curricular em concordância com os pontos discutidos na reunião do dia 04/07/2019;
IV- Definição do meio de complementação das 3600 horas do curso para alunos que tiveram prejuízo na carga horária de disciplinas em função de alterações na grade curricular;
V- Nova composição do Colegiado do Curso, em concordância com a resolução N°7 de 12/09/2019 do Conselho Acadêmico do Campus;
VI- Nivelamento do entendimento da forma correta de preenchimento dos PIT/RIT na linha referente a "Orientação de trabalho de conclusão de curso ou projeto integrador (por orientação)".
I- Disciplinas a serem ofertadas em caráter especial no semestre 2020-1;
II- Análise da extinção dos co-requisitos para matrícula em TAI para aluno atendido regularmente pelo NAPNEE;
III- Deliberação sobre a oferta das disciplinas optativas em 2020-1 para a turma ingressante em 2016-2.
I- Deliberação sobre o elenco de disciplinas optativas a serem acrescidas no PPC;
II- Discussões sobre a elaboração do relatório final a respeito do programa de monitoria ocorrido em 2019-1, solicitação encaminhada pela Diretoria de Ensino do campus pelo processo 23808.000625/2019-08.
Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 12 e 17/12/2019
I - Discussão por e-mail, acerca da apreciação da proposta de calendário acadêmico para o ano de 2020 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG.
Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 17 e 19/12/2019
I - Discussão no órgão sobre a necessidade de adequação das disciplinas co-requisitos para as matrículas nas disciplinas TAI.
I- Deliberação sobre a revisão do Projeto Pedagógico do Curso recomendada pelo Núcleo Docente Estruturante;
II- Deliberação sobre o Regulamento de Atividades Complementares, parte integrante do PPC, recomendado pelo Núcleo Docente Estruturante;
III- Deliberação sobre a revisão do Regulamento do TAI, recomendada pelo Núcleo Docente Estruturante;
IV-Deliberação sobre qual a tratativa dar a situação de aluno que foi anteriormente reprovado na disciplina TAI V e solicita a este órgão a matrícula novamente nesta disciplina sem necessidade de novo desenvolvimento do projeto TAI V.
I- Deliberação sobre oferta de conteúdo relacionado às disciplinas do curso a distância aos alunos;
II- Possibilidades de capacitação durante o período de paralisação;
III- Preparação do material das disciplinas regularmente ofertadas na modalidade EaD;
IV- Continuidade de tarefas administrativas possíveis de serem realizadas em casa;
V- Registro das demandas recebidas e respondidas relacionadas ao trabalho.
I - Condução dos projetos TAI após a pandemia de COVID-19
I - Deliberação sobre oferta de Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia de COVID19.
Ata de Reunião de 25/06/2020 (Conjunta Colegiado e NDE) e seu anexo.
I - Questionário aos docentes solicitando informação sobre quais as disciplinas seriam inviáveis de oferta via ERE em função de suas particularidades;
II - Avaliação sobre a permissão de prorrogação do prazo de trancamento de matrículas por alunos da graduação em função da pandemia e impossibilidade de acesso ao ERE;
III - Permissão de novas matrículas por parte dos alunos em disciplinas que serão ofertadas via ERE;
IV - Apresentação de uma proposta de organização de disciplinas para o Ensino Remoto Emergencial.
Ata de Reunião de 02/07/2020 (Conjunta Colegiado e NDE) , anexo 1, anexo 2 e calendário proposto pelo Colegiado para retomada da graduação.
I) Informe geral da coordenação sobre videoconferência realizada com alunos;
II) Debate sobre calendário do campus proposto pela comissão nomeada para implementação do E.R.E.;
III) Debate sobre estratégias para oferta das disciplinas em Ensino Remoto Emergencial;
IV) Definição de disciplinas não oferecidas no sistema de E.R.E..
Ata de Reunião de 06/07/2020 (Conjunta Colegiado e NDE) e seu anexo.
I) Aperfeiçoamento da estratégia de oferta modular para as disciplinas da engenharia para a retomada do calendário acadêmico através do Ensino Remoto Emergencial.
II) Discussão sobre o período de oferta das disciplinas Computação Aplicada, Desenho Técnico Computacional, Física I e Física II interrompidas por inviabilidade de oferta no modelo de E.R.E
Ata de Reunião de 20/08/2020 e seu anexo.
I - Análise do ofício elaborado pelo professor Ricardo Carrasco Carpio sobre necessidade de aumento de tamanho de arquivos para upload no Moodle e situação específica ocorrida na disciplina TAI VIII.
Ata de Reunião de 28/08/2020 e seu anexo.
I - Oraganização das disciplinas a serem oferecidas em módulos no Ensino Remoto Emergencial do segundo semestre de 2020;
II - Definição da estratégia de oferta das disciplinas optativas do segundo semestre de 2020.
Ata de Reunião ocorrida em ambiente virtual entre os dias 29 e 30/09/2020
I - Análise da solicitação de aluno para caracterização de seu estágio com sendo na modalidade Estágio Obrigatório.
Ata de Reunião de 04/02/2021 e proposta de calendário apresentada
I - Discussão de uma primeira proposta de calendário acadêmico para o ano de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica;
II - Início da discussão da estratégia de oferta das disciplinas para o primeiro semestre de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, considerando o Ensino Remoto Emergencial.
Ata de Reunião de 12/02/2021, anexo apresentado na reunião e calendário acadêmico aprovado para alunos veteranos
I - Aprovação do Calendário Acadêmico para o ano de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica;
II - Aprovação da estratégia de oferta das disciplinas para o primeiro semestre de 2021 para o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica, considerando o Ensino Remoto Emergencial.
I - Análise de situação de aluna reprovada por frequência em Cálculo IV no semestre letivo 2020/2;
II - Indicação de professor para ocupar vaga no Núcleo Docente Estruturante do curso;
III - Apreciação de nova matriz curricular do curso para o semestre 2021/1;
IV - Deliberação do Colegiado sobre sugestão feita pelo NDE para criação de comissão para desenvolvimento do Regulamento do TCC do curso;
V - Solicitação de contratação de professor de Libras.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 19/04/2021 e 23/04/2021, ementa da disciplina Educação Inclusiva, Libras e Cultura Surda e Calendário Acadêmico para alunos ingressantes em 2021/1.
I - Deliberação sobre alteração de nome e ementa da disciplina Libras;
II - Avaliação do Calendário Acadêmico proposto aos alunos ingressantes no curso em 2021 e deliberação;
III - Definição sobre os tipos de artigos científicos aceitos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 06/05/2021 e 07/05/2021.
I - Deliberação sobre solicitação de aluno para realização de estágio obrigatório com limites de 8 horas diárias e 40 horas semanais.
I - Deliberação sobre o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelo NDE;
II - Formação do corpo tutorial para atuação nas disciplinas na modalidade EaD do curso.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 28/06/2021 e 02/07/2021.
I - Deliberação sobre inclusão de nova disciplina proposta na lista de disciplinas optativas do curso.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 08/09/2021 e 10/09/2021.
I - Solicitação de aluno para matrícula extemporânea em disciplinas do curso.
I - Apreciação do Plano de Ação do Coordenador do Curso;
II - Solicitação de aluno para consideração de exame final de disciplina entregue fora do prazo definido pelo professor;
III - Deliberação sobre a possibilidade de oferta de disciplinas dos nono e décimo períodos do curso de forma modular no EaD;
IV - Deliberação sobre a possibilidade de oferta de disciplinas em caráter de dependência na modalidade EaD, respeitando o limite de 20% da carga horária do curso nesta modalidade.
I - Deliberação sobre proposta de calendário acadêmico do curso para o ano de 2022;
II - Deliberação sobre oferta em caráter especial da disciplina TAI X no primeiro semestre de 2022.
Ata de Reunião de 15/12/2021 e seu anexo.
I - Deliberação sobre calendário acadêmico do curso do ano de 2022 para alunos veteranos.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 07/02/2022 e 11/02/2022 e seu anexo.
I - Deliberação sobre calendário acadêmico do curso do ano de 2022 para alunos ingressantes.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 03/03/2022 e 10/03/2022.
I - Processo de afastamento para capacitação (doutorado) de servidor docente efetivo ligado ao curso.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 28/03/2022 e 29/03/2022.
I - Reavaliação do Colegiado do Curso sobre solicitação de afastamento para capacitação (doutorado) de servidor docente efetivo ligado ao curso.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 11/05/2022 e 13/05/2022.
I - Solicitação de trancamento de matrícula de aluna em Regime Excepcional de Estudos fora do período definido no Calendário Acadêmico
II - Solicitação de aluno para aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 25/05/2022 e 26/05/2022.
I - Solicitação de trancamento de matrícula fora do período definido no Calendário Acadêmico.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 19/09/2022 e 22/09/2022
I - Solicitação de trancamento de curso fora do período definido no Calendário Acadêmico.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 26/09/2022 e 05/10/2022
I - Solicitação de aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 27/10/2022 e 01/11/2022
I - Solicitação de aproveitamento de atividades profissionais como estágio obrigatório.
Ata de Reunião ocorrida por debate via e-mail entre os dias 02/02/2023 e 07/02/2023
I - Avaliação de solicitação de aluno para conversão de estágio não obrigatório para estágio obrigatório.