Você está aqui: Página Inicial > IFMG Campus Arcos sedia I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e reforça protagonismo nas políticas públicas em prol da comunidade arcoense
conteúdo

Notícias

IFMG Campus Arcos sedia I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e reforça protagonismo nas políticas públicas em prol da comunidade arcoense

publicado: 17/06/2025 10h29, última modificação: 17/06/2025 10h29

Na última sexta-feira, 13 de junho, o IFMG Campus Arcos foi palco de um momento histórico para o município ao sediar a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e, sobretudo, os protagonistas da pauta: as pessoas idosas.


A realização da Conferência marca não apenas um avanço nas discussões sobre o envelhecimento digno e ativo na cidade, mas consolida o protagonismo do IFMG Campus Arcos na luta por políticas públicas inclusivas. A atual gestão do Instituto tem se destacado por levantar essa bandeira, refletida, entre outros pontos, em sua atuação decisiva no Conselho Municipal da Pessoa Idosa, onde ocupa duas das principais cadeiras: a presidência, exercida pelo professor Niltom Vieira Júnior, diretor-geral do campus, e a vice-presidência, sob responsabilidade do professor Márcio Rezende, coordenador de Desenvolvimento Institucional.


Durante a abertura solene, o professor Niltom Vieira Júnior enfatizou a importância histórica do momento:
"É uma honra compartilhar essa tarde com vocês. Se eu pudesse usar um adjetivo, usaria 'memorável'. Estamos diante de um dia memorável para a história da cidade de Arcos!", declarou.


A Conferência contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Dr. Wellington Roque, e os secretários municipais Ronaldo Ribeiro (Desenvolvimento e Integração Social), Aline Arantes (Saúde), Lilian Garcia (Educação), João Paulo Roque (Governo) e Cláudia Cardoso (Fazenda), além dos vereadores Hernane Honório Dias (Queijinho), João Paulo Ferreira e José Agenor da Silva (Genorinho).


O ponto alto do evento foi a palestra de Mauro Anderson de Oliveira Felipe, Diretor Estadual de Políticas da Pessoa Idosa de Minas Gerais. Com ampla experiência na área, Mauro Anderson compartilhou desafios, avanços e orientações para que os municípios se tornem cada vez mais protagonistas na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade, autonomia e participação.
Ao final dos trabalhos, foram eleitos os seis delegados que representarão Arcos na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, programada para acontecer entre os dias 19 e 21 de agosto de 2025, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A etapa estadual é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e tem como objetivo consolidar as propostas municipais e escolher os representantes mineiros para a 6ª Conferência Nacional, que também será realizada ainda este ano.


A escolha do IFMG Campus Arcos como sede da Conferência não foi apenas simbólica: representa o fortalecimento de uma instituição que tem colocado a inclusão e os direitos humanos como eixos estratégicos de sua atuação. O compromisso com as causas sociais e o trabalho ativo na formulação e monitoramento de políticas públicas reforçam o papel do campus como agente transformador no território onde está inserido.
A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa deixa um legado de participação cidadã, articulação interinstitucional e esperança em um futuro mais justo para todas as gerações.