Notícias
Curso de Smartphone do IFMG transforma a vida de idosos em Arcos
Às terças-feiras à tarde, a sala de aula do IFMG Campus Arcos ganha novos protagonistas. Longe de serem adolescentes conectados ao mundo digital, quem ocupa os assentos são idosos que encontraram no curso de ‘Smartphone para a Terceira Idade’ uma oportunidade de aprendizado, segurança e inclusão.
Para Dona Leonides Maria Corrêa Barbosa, cada aula é também um ato de resistência. Vítima de estelionatários, ela perdeu cerca de R$ 5 mil em um golpes aplicados pelo celular. O detalhe mais doloroso: o valor foi retirado do cheque especial, já que ela não tinha o dinheiro.
“Eu estou aqui tentando aprender mais um pouquinho para não cair em golpe de novo. É triste demais. A gente já recebe pouco e perde”, desabafa.
Histórias como a de Leonides se somam às de outros participantes. Neide Pereira decidiu trocar a agulha de crochê pelo celular.
“Eu já fiz muito crochê, agora quero aprender a mexer no celular”, conta, com um sorriso de quem enxerga no curso um novo passatempo.
Já para Antônio Barbosa, cadeirante, o celular é mais do que uma ferramenta: é companhia.
“O celular é uma distração, porque, devido a não poder andar, eu vivo 10 horas ao lado dele”, revela.
“Eu já fiz muito crochê, agora quero aprender a mexer no celular”, conta, com um sorriso de quem enxerga no curso um novo passatempo", Neide Pereira.
O curso é gratuito, acontece sempre nas tardes de terça-feira e será concluído no final do ano. Mais do que ensinar idosos a utilizar aplicativos, redes sociais e funções básicas dos smartphones, a iniciativa do IFMG cumpre um papel social essencial: promover inclusão digital, garantir segurança contra golpes e devolver autonomia e autoestima à terceira idade.
Em cada aula, não é apenas a tecnologia que se aprende, mas também a certeza de que nunca é tarde para recomeçar.
