NIT

por bruno.castro publicado 22/04/2016 15h07, última modificação 08/09/2016 15h05

Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG foi criado em 2009, em atendimento a Lei nº. 10.973/2004, com a finalidade de gerir a política de inovação do Instituto. Sua atividade principal é intermediar a proteção da propriedade intelectual que é desenvolvida na Instituição e facilitar o licenciamento de tecnologia para empresas interessadas.

NIT no IFMG

Com atuação multidisciplinar, o IFMG desenvolve pesquisa nas mais variadas áreas de conhecimento. Neste contexto, o NIT é responsável pela gestão da inovação no Instituto, avaliando os critérios de proteção das pesquisas desenvolvidas e auxiliando os pesquisadores em todo processo de proteção.

Além disso, o NIT atua na intermediação de transferência de tecnologia entre o Instituto e Empresas, visando a sua comercialização e favorecendo o desenvolvimento tecnológico do país.

Atuação do NIT

O NIT atua no procedimento de registro de marca, patente, software, desenho industrial, cultivar e demais segmentos da propriedade intelectual do IFMG. Além disso, o Núcleo atende e orienta a comunidade acadêmica sobre a produção intelectual passível de proteção.

Por que Proteger?

A proteção, além de garantir o uso exclusivo pelo criador, pode proporcionar retorno econômico para quem investe esforço e trabalho no desenvolvimento de criações intelectuais. Ao proteger os direitos de Propriedade Intelectual, estimulam-se as atividades desse gênero e o desenvolvimento de empresas dedicadas à exploração dessas criações.

Como Proteger?

O primeiro passo a ser dado é entrar em contato com a equipe do NIT para orientações iniciais. Cada modalidade de proteção possui requisitos específicos a serem cumpridos. De forma geral, podem-se elencar alguns requisitos mínimos, como: novidade e inventividade. No caso de Patentes, por exemplo, a criação precisa ser nova, envolver uma atividade inventiva e ser suscetível de aplicação industrial.

Como Acionar o NIT?

Antes de iniciar qualquer processo de proteção, o inventor/autor deverá ter ciência que para todas as modalidades deve guardar sigilo sobre a sua criação. Certo disso, ele poderá solicitar ao NIT que inicie o procedimento de proteção junto aos órgãos responsáveis.

Até que a documentação esteja no formato exigido pelos órgãos, haverá uma constante interação entre o NIT e o Inventor.

Coordenação de Inovação Tecnológica

Edilson Nolaço - edilson.nolaco@ifmg.edu.br